Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Literatura

Paula Hawkins fala sobre novo livro, 'Em Águas Sombrias'

Agência Estado
18 jun 2017 às 10:53

Compartilhar notícia

- Arild Vågen
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de um fenômeno como 'A Garota no Trem', a pressão foi grande. Mas Paula Hawkins, ex-jornalista da área econômica, não se intimidou pelo sucesso de seu primeiro thriller (20 mi de cópias) e lança agora 'Em Águas Sombrias' - suspense com mais de 10 narradores sobre mulheres que morrem no Poço dos Afogamentos. Ela falou ao jornal O Estado de S. Paulo, por telefone, de Londres. Veja trechos da conversa.

O que procurava no livro novo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Eu estava interessada no fato de que, mesmo sendo membros da mesma família, as pessoas podem ter visões muito diferentes sobre a história de suas vidas. Comecei com isso e ampliei: uma família como uma comunidade, uma cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para seguir minha jornada

Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero

Imagem de destaque
Literatura infantil

Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta

Imagem de destaque
'A cidade na retina'

Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta

Imagem de destaque
Nova obra

Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'


Alguma história pessoal nesse sentido?

Publicidade


Nada tão dramático quanto no livro. Às vezes temos certeza de que lembramos de uma coisa, mas é a história que contamos a nós mesmos, ou a história que alguém nos conta, que se tornou uma verdade, mas que não é. Isso é fascinante. Não que importe se eu estava na praia naquele dia. Mas para o livro pensei: e se importasse, e se isso foi fundamental na formação de alguém? E se você descobre, adulto, que a história que você conta não é verdadeira?


Quem são essas mulheres sobre quem você escreve?

A vida das mulheres me interessa, assim como suas lutas, os desafios que enfrentam, a forma como a sociedade as vê, como uma mulher vê outra mulher. Nesse livro falo muito sobre mulheres problemáticas, mas qualquer mulher pode ter problemas. Aos homens é dado o direito de viver em paz, mas a vida da mulher é analisada, criticada de um jeito particular pela mídia, pela sociedade. Dizem como ela deve se vestir, como deve falar (não fale alto, não seja agressiva, não seja histérica e louca). Todas essas formas de colocar mulheres em caixas e defini-las. E quem não se encaixa vira problemática. Há muitos e diferentes jeitos de tentar silenciar uma mulher, reprimi-la. Eu quis mostrar isso nesse livro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo