Os amantes da leitura podem aproveitar mais 150 novos títulos de livros que estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (av. Rio de Janeiro, 413, Centro). Além de lê-los, a população poderá avaliar o exemplar através de uma ficha anexada à obra.
Segundo a gestora cultural e coordenadora do processamento técnico e formação de acervo, Ana Maria Ventura, dos 150 livros recentemente catalogados, cerca de 50 possuem ficha de avaliação. Isto porque, foram selecionadas algumas obras de literatura geral e não específica.
"Nossa intenção é fazer uma experiência com o público leitor, que é bastante diversificado, para ouvirmos a opinião sobre a obra lida. Assim, saberemos o que eles acham sobre o livro e o faremos refletir sobre o conteúdo, além de estimulá-lo a ser um usuário frequente", disse Ana Maria.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Ao final de 40 dias, as respostas das fichas serão computadas e apresentadas aos frequentadores da biblioteca. Ainda não há uma expectativa quanto à quantidade de respostas que os bibliotecários vão receber, porque esta é a primeira vez que a biblioteca desenvolve a ação interativa com os leitores.
Novos livros
Entre as 150 obras recém-incluídas no acervo estão contempladas diversas áreas e assuntos, sendo alguns de literatura clássica, outros de específica como administração e direito, e outros didáticos e técnicos. Muitos dos títulos que a biblioteca recebe são provenientes de doações de pessoas físicas e instituições. Porém, antes de serem colocados à disposição da população, eles passam por um processo de seleção e avaliação, para então serem catalogados e alocados no acervo.
Atualmente, a Biblioteca Municipal de Londrina tem mais de 80 mil livros disponíveis, sendo mais de 3 mil do acervo raro. Há também o acervo especializado que conta a história da cidade e o acervo de jornais e periódicos com mais de 200 mil assuntos. O local disponibiliza acesso à internet gratuito (através do Telecentro) e a "sala interativa" para realização de oficinas, workshops, aulas públicas e reuniões.
Para emprestar um livro é preciso fazer o cadastro no local. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, na Avenida Rio de Janeiro, 413, em frente à Catedral Metropolitana de Londrina, Centro.