Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo sistema

Biblioteca Central de NYC ganha um 'bunker' de livros

Agência Ansa
26 nov 2016 às 10:04

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Bryant Park, um dos lugares mais icônicos de Nova York, floresce no meio dos concretos de Manhattan, principalmente no Natal. Com mercadinhos, feirinhas e pista de patinação, o que ninguém imagina é que embaixo do parque existe um verdadeiro "bunker", só que não para pessoas, e sim, para livros.

O local com mais de cinco mil metros quadrados se estende pelos espaços subterrâneos da Fifth Avenue e chega até a Biblioteca Central de NYC.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


No "bunker", há uma mini linha férrea, com um sofisticado sistema de transporte com "vagões" que carregam os livros de um lado para o outro. A linha custou US$ 2,6 milhões. A biblioteca já tinha um sistema de transporte mecanizado para os livros, no entanto, estava ultrapassado, com mais de 25 anos de uso. O novo sistema é mais veloz e confiável. "Cada vez que um vagão se bloqueava, o sistema ficava fora de uso por uma semana, 10 dia", disse Gerry Oliva, diretor das atividades operativas da biblioteca, enfatizando que nessas ocasiões o transporte tinha que ser feito manualmente.

Leia mais:

Imagem de destaque
'A cidade na retina'

Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta

Imagem de destaque
Nova obra

Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'

Imagem de destaque
Produção literária brasileira

Prêmio Jabuti indica Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli; veja os semifinalistas

Imagem de destaque
Comemorações

Escolas de Londrina e Cambé celebram Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O novo trem, além de ser duas vezes mais rápido -o trajeto da biblioteca até o bunker dura cerca de 45 minutos- , e em caso de problemas, o mini-vagão pode ser removido sem grandes operações e deixar a linha ferroviária livre para a circulação. Cada vagãozinho tem um motor elétrico e é monitorado por sensores que os permitem andar tanto horizontalmente quando verticalmente. Os livros no bunker são catalogados não por autor - como geralmente é feito -, mas sim pela suas dimensões. Cada tamanho tem um código e organização, dessa forma, a capacidade de armazenamento do espaço pode aumentar em cerca de 40%. (ANSA)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo