O Twitter anunciou nesta segunda (28) que, a partir de agora, todas as mensagens publicadas na rede social que tiverem links para conteúdos de veículos estatais russos serão marcadas com um alerta da plataforma.
Segundo Yoel Roth, diretor do Twitter, a rede acredita que rotular os tuítes é uma maneira de adicionar contexto útil às discussões sobre temas relevantes no mundo, como pandemia e eleições.
"Desde a invasão, vimos mais de 45.000 tuítes por dia compartilhando links para meios de comunicação estatais russos", afirma o executivo.
A iniciativa complementa outras já tomadas pelo Twitter desde o início da guerra, como o monitoramento para identificar e interromper tentativas de notícias falsas e a suspensão de todos os anúncios na Ucrânia e na Rússia para priorizar as informações de segurança pública.
A medida acontece na esteira das pressões por um posicionamento das redes sociais na invasão da Ucrânia.
A plataforma diz que as mídias estatais de outros países devem receber o mesmo tratamento no futuro.
No domingo (27), a Comissão Europeia afirmou que está desenvolvendo ferramentas para banir as mídias estatais RT e Sputnik, e suas subsidiárias, na Europa.
Nos últimos dias, as gigantes Alphabet e Meta também anunciaram medidas como suspensão de impulsionamento e monetização.