Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vida Além do Trabalho

Proposta a respeito do fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

Redação Bonde com Agência Brasil
11 nov 2024 às 12:45

Compartilhar notícia

- Energepiccom/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um dia de descanso ganhou destaque nas redes sociais neste domingo (10). O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.


A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A parlamentar tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu metade dos apoiamentos necessários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem nova data

Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado

Imagem de destaque
Pelo menos 10 vítimas

Serial killer de Alagoas morava a menos de 1 quilômetro dos locais dos crimes

Imagem de destaque
Quase um milhão de credores

Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como

Imagem de destaque
Gosta de frio

Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo


Segundo a deputada, a escala 6x1 é desumana. "Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6x1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador", disse a deputada nas redes sociais.

Publicidade


A proposta do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição online em defesa da proposta.


Pelo texto da Constituição e da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensão de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Publicidade


Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.


Imagem
Plano Diretor deve pautar semana na Câmara de Londrina
A semana da CML (Câmara Municipal de Londrina) será pautada pelas leis complementares ao Plano Diretor, cuja tramitação vem se arrastando desde o ano passado no Legislativo londrinense
Imagem
Agências do Trabalhador do Paraná ofertam 22,1 mil vagas
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 22.173 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.592 oportunidades.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo