Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Maioria diz que internet piorou forma como se discute política no país, aponta Datafolha

Dante Ferrasoli - Folhapress
10 jul 2023 às 21:00
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

População acredita que web ajudou a melhorar outros aspectos, como modo de fazer negócio e relacionamentos


Que o acesso massificado à internet gera alterações consideráveis no comportamento das pessoas não é novidade para ninguém. O Datafolha foi a campo para descobrir como a web mudou o hábito dos brasileiros e como eles avaliam a rede.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os entrevistados veem impacto positivo da internet em quase tudo, à exceção do debate político. Quase metade (48%) dos ouvidos afirma que a rede piorou a forma como as pessoas discutem o tema; 33% acham que melhorou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Por dia

Moraes multa X e Starlink em R$ 5 milhões por manobra que fez rede funcionar no Brasil

Imagem de destaque
Entenda

X começa a cumprir ordens do STF e Alexandre de Moraes diz que é preciso 'paciência'

Imagem de destaque
Confira dicas

Aprenda com CEOs influenciadores como fazer para engajar nas redes sociais

Imagem de destaque
Dheovana França

Influencer é indiciada após movimentar R$ 10 mi de anúncios do 'Tigrinho'


A pesquisa, feita mais de seis meses depois da campanha eleitoral de 2022, teve resultados bem distintos dos auferidos em estudo similar de março do ano passado, quando 45% achavam que a internet tinha melhorado os debates sobre o tema e 38% diziam que a mudança era para pior.

Publicidade


Nas relações pessoais, 61% acreditam que a web melhorou a maneira como as pessoas se relacionam com seus amigos e 48% acham que a rede tem o mesmo efeito nas famílias. A maioria também diz que a rede melhorou a maneira de fazer negócios (78%), a maneira como as pessoas se informam (76%), aprendem (76%) e se divertem (57%). Em todos os casos, porém, a taxa de otimistas caiu em relação à pesquisa de 2022.

Alguns resultados do levantamento também mostram que o que acontece na internet, em muitos casos, vai para o mundo offline. A pesquisa aponta, por exemplo, que praticamente metade (49%) dos brasileiros já encontrou pessoalmente alguém que havia conhecido na internet, e 28% dos entrevistados chegaram a engatar um namoro com o outrora amigo virtual.

Publicidade


E o percentual deve aumentar nos próximos anos, já que o Datafolha ouviu pessoas de 16 anos ou mais e, na faixa etária mais jovem (16 a 24), a proporção dos que responderam "sim" cresce para 74% no primeiro caso e 45% no segundo.


O patamar se mantém elevado na faixa entre 25 e 34 anos, com 65% e 45%, respectivamente, e despenca entre aqueles que têm mais de 60 anos: 21% já encontraram pessoalmente alguém que conheceu online e 8% namoraram.

Publicidade


Mas os brasileiros também têm suas críticas quanto ao uso da rede. A maioria (81%) concorda que as pessoas expõem mais do que deveriam suas vidas. E 78% dizem que a web e as redes sociais são as principais causas de problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes.


Outro tema que preocupa a maior parte da população (74%) é a possibilidade de empresas e redes sociais ouvirem conversas e acessarem mensagens pessoais para saber o que as pessoas querem comprar, e mais da metade (57%) se preocupa com o modo como as companhias usam suas preferências e hábitos na internet para enviar publicidades personalizadas. As taxas de preocupação são mais altas entre os mais instruídos e os mais velhos.


A pesquisa tem como base 2.010 entrevistas de pessoas de 16 anos ou mais e foi feita, presencialmente, entre 8 e 13 de maio. Para algumas perguntas, foram considerados apenas os entrevistados que acessam a internet (1.908). A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Imagem
Internações por infarto mais que dobraram em 14 anos no Brasil, com picos no inverno
Dados compilados pelo INC (Instituto Nacional de Cardiologia) mostram que as internações causadas por infarto subiram cerca de 150% entre 2008 e 2022.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade