O Doodle do Google deste sábado (23) celebra o 79º aniversário do músico e compositor Raul Seixas, considerado o "pai do rock brasileiro". A ilustração é da artista Paola Saliby, que mora em Portugal.
Seixas é amplamente conhecido pelas contribuições ao gênero musial. Lançou 21 álbuns durante a carreira, e é conhecido como “Maluco Beleza”.
Leia mais:
Conservadores dominam anúncios pagos na Meta e gastam 3,3 vezes mais que progressistas, diz estudo
WhatsApp adiciona botão para informar chave Pix no perfil
Cientista explica o que fez uma coxinha 'estourar' no rosto de consumidor em Curitiba; veja o vídeo
Sala do empreendedor de Arapongas alerta para golpes em aplicativos do MEI
Ele nasceu em 1945 na Bahia. Foi apresentado ao rock bem jovem, ouvindo músicas de artistas como Elvis Presley, Little Richard e outros. Aos 12 anos, formou a primeira banda cover, Raulzito e os Panteras, e conseguiu pequenos shows na TV Salvador. Com o tempo, o grupo fez sucesso em todo o Brasil e se mudou para o Rio de Janeiro em 1967.
Depois que o grupo se desfez, Seixas trabalhou para a CBS antes de lançar "Sociedade da Grā-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez", um disco experimental que alteraria o curso da carreira dele.
Outro ponto de virada foi a apresentação da música "Ouro de Tolo" no programa de TV "Phono 73", que o colocou sob os holofotes.
Na década seguinte, ele ficou muito conhecido em locais como Rio de Janeiro e São Paulo. Muitos admiravam as letras profundas e a maneira como se manteve fiel às suas raízes nordestinas ao compor.
Ao longo dos 26 anos de carreira, Seixas os álbuns exploraram diferentes estilos e temas. Enquanto o primeiro, "Krig-ha, Bandolo!" (1973) apresentava clássicos que chegaram ao topo das paradas, outros trabalhos como "Há 10 Mil Anos Atrás" (1976) traziam canções mais introspectivas.
Ele aceitou o desafio de se afastar do convencional e criou o próprio caminho musical. Hoje, ele é reconhecido como um artista fundamental que dedicou sua alma à ascensão do rock and roll no Brasil.