Nesta quarta-feira o Google prestou uma homenagem ao psiquiatra brasileiro Juliano Moreira, cientista baiano, que neste dia 6 de janeiro completaria 149 anos. Ao abrir a página inicial do site, podemos ver o Doodle com uma ilustração do médico negro.
Moreira nasceu no ano de 1872, em Salvador, revolucionou o tratamento psiquiátrico no país e lutou para combater o racismo e a falsa ligação de doença mental à cor da pele, tão difundida naquela época.
Os relatos e as biografias relatam que ele era filho de uma mulher negra que trabalhava em uma casa de aristocratas - não se sabe com certeza se ela era escrava, ou descendente.
Leia mais:
Fintech confere se jogador de bet usa CPF de morto; veja o caminho do dinheiro das apostas
Proposta a respeito do fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais
Preguiça resgatada em rodovia do Espírito Santo faz pose em selfie e viraliza
Até barreira mal arrumada é observada em investigações de manipulação no futebol
Sabe-se que a vida de Juliano Moreira era de muita pobreza, e teve que vencer muitas dificuldades para conseguir ingressar na Faculdade de Medicina da Bahia quando tinha apenas 13 anos, graduando-se aos 18 anos. Sendo assim, foi um dos primeiros médicos negros do Brasil, segundo a Academia Brasileira de Ciências.
Doodles
Segundo o Google, os doodles são versões divertidas do logotipo da plataforma para celebrar diversas datas comemorativas. Inclusive, existe uma equipe de ilustradores e engenheiros somente para a criação deles.
Os temas são desenvolvidos para o mundo todo, somando até agora mais de quatro mil doodles pensados especialmente para cada país.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.