Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Internet

Buscas por tempo seco no Google atingem maior nível desde 2021

Vitoria Pereira - Folhapress
30 ago 2024 às 10:25

Compartilhar notícia

- Samandgos/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Incêndios que afetam diferentes regiões do Brasil impulsionaram as pesquisas por "tempo seco" na internet. Dados do Google Trends mostram que o interesse pelo assunto atingiu o maior número de buscas na plataforma desde agosto de 2021, quando o país enfrentou uma massa de ar seco e quente que cobriu vários estados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Quase 400 mil seguidores

Mulher invade igreja, expõe suposta traição do marido pastor e ganha fama nas redes sociais

Imagem de destaque
Análise

Conservadores dominam anúncios pagos na Meta e gastam 3,3 vezes mais que progressistas, diz estudo

Imagem de destaque
Economia de tempo

WhatsApp adiciona botão para informar chave Pix no perfil

Imagem de destaque
Explosão de sabores?

Cientista explica o que fez uma coxinha 'estourar' no rosto de consumidor em Curitiba; veja o vídeo

Além das queimadas, o país passa por uma seca histórica, a mais grave registrada nas últimas quatro décadas. Números preliminares do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para agosto deste ano mostram que aproximadamente 7 de cada 10 municípios brasileiros foram afetados por algum tipo de estiagem -fraca, moderada, extrema ou severa.

Publicidade


As pesquisas por "tempo seco" dobraram nesta semana, na comparação com a semana anterior.


A região Centro-Oeste foi a que apresentou maior interesse de buscas pelo assunto. Mato Grosso, por exemplo, está entre os estados com mais registros de incêndios, sendo que a disparada das queimadas em solo mato-grossense foi captada nos dias 20 e 21, quando o número de focos passou de 459 para 1.543.

Publicidade


Nos últimos dez dias também cresceu a procura por informações sobre sintomas como tosse, nariz sangrando, rinite, alergia e dor de cabeça associadas ao tempo seco.


Veja as perguntas feitas no Google sobre tempo seco com maior crescimento nos últimos dez dias:

TEMPO SECO, O QUE FAZER?

Publicidade


As principais medidas são hidratação e umidificação do ambiente. A recomendação é de pelo menos quatro litros de água por dia para um adulto. Sucos de frutas naturais, água de coco e chás também contam para essa hidratação, assim como o consumo de alimentos ricos em água como frutas, legumes e verduras.


"Ao se hidratar bem, você vai, primeiro, fluidificar as secreções, tornando-as mais líquidas e fáceis de serem eliminadas. Isso diminui o ressecamento e minimiza a tosse, a irritação na garganta e o sangramento nasal. Além disso, a hidratação melhora o bem-estar geral, facilitando até mesmo para que a pessoa durma melhor", diz o médico pneumologista Danilo Ferreira.

Publicidade


Outras medidas apontadas por Ferreira incluem evitar exercícios físicos entre as 10h e as 16h, especialmente quando a umidade do ar estiver abaixo de 20%, além de manter a casa limpa e arejada, removendo objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas pesadas e bichos de pelúcia.


TEMPO SECO CAUSA TOSSE?

Publicidade


Sim. O pneumologista Ricardo Martins, secretário-geral da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), explica que a baixa umidade do ar reduz a oferta de água para o sistema respiratório, o que pode causar tosse. Ele ressalta que, se a tosse persistir por dois ou três dias, é importante procurar um médico para investigar a causa e receber o tratamento adequado.


COMO HIDRATAR O NARIZ NO TEMPO SECO?

Publicidade


Com o uso de soro fisiológico. Martins sugere a aplicação de uma gota em cada narina a cada três horas para aliviar o ressecamento.


TEMPO SECO DEIXA A GARGANTA IRRITADA?


Sim. Para aliviar a irritação, Martins reitera a recomendação de ingestão de bastante líquido e, em casos mais severos, a nebulização -mas alerta que esta deve ser feita com cautela para não agravar a tosse.


TEMPO SECO, O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS?


As medidas de hidratação e umidificação continuam válidas neste caso. Ferreira recomenda evitar agasalhar demais as crianças em dias quentes, pois o excesso de roupa aumenta a transpiração e pode levar à desidratação.


TEMPO SECO, O QUE FAZER PARA DORMIR?


O uso de umidificadores com água ou soro fisiológico ajuda a melhorar a qualidade do ar. Na falta de um umidificador, utilize bacias ou recipientes de boca larga com água nos ambientes. Toalhas molhadas também podem ser usadas na cabeceira da cama para aumentar a umidade do ar durante a noite.


TEMPO SECO CAUSA MAL-ESTAR?


Sim. O pneumologista Ricardo Martins afirma que a baixa umidade do ar faz com que as pessoas transpirem menos, o que pode levar à perda de líquidos sem que se perceba. Essa desidratação pode causar mal-estar e até queda da pressão arterial.


TEMPO SECO PODE SANGRAR O NARIZ?


Sim. Martins diz que isso acontece porque a secura da narina deixa os vasos sanguíneos mais expostos, tornando-os mais propensos a se romperem. Por isso a recomendação segue sendo hidratação da mucosa nasal com soro fisiológico.


Imagem
Em Londrina, casos confirmados de coqueluche aumentam 125%
Londrina quase dobrou o número de casos confirmados de coqueluche em cerca de duas semanas. Se no dia 15 de agosto eram oito positivações para doença, agora são 18, conforme divulgado nesta quinta-feira (29) pelo secretário municipal de Saúde
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo