“Banco dos Réus”, o audiodocumentário da FOLHA em formato de podcast, lança o último episódio da temporada nesta quinta-feira (30). “Cartas na mesa” faz o balanço de tudo o que foi retratado nos capítulos anteriores e levanta alguns pontos em comum encontrados nos casos abordados e que ocorrem no sistema penal como um todo: como obter maior equidade nos julgamentos e como combater uma cultura que culpa a vítima por sua própria tragédia pessoal.
"Cartas na mesa” foi inspirado no romance de mesmo nome da escritora Agatha Christie. Segundo Patrícia Maria Alves, narradora e uma das idealizadoras do podcast, o episódio faz uma analogia ao romance no ponto que “chama todos os agentes de investigação de toda a sua obra para assumir seus pecados em relação aos casos não solucionados, que na obra de Christie são seus quatro detetives e no Banco dos Réus são os quatro poderes – legislativo, judiciário executivo e imprensa”.
Sem deixar a parte documental de lado, o último episódio também trata do cenário policial londrinense nos últimos 30 anos, com seus avanços e retrocessos, além de abordar especificamente o feminicídio e o que tem sido feito no sistema penal em relação ao tópico. Nesse ponto, “Cartas na mesa” traz a história de Cidnéia Aparecida Mariano, que motivou a criação do Observatório de Feminicídios Londrina - o Néias.
Leia mais:
Fintech confere se jogador de bet usa CPF de morto; veja o caminho do dinheiro das apostas
Proposta a respeito do fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais
Preguiça resgatada em rodovia do Espírito Santo faz pose em selfie e viraliza
Até barreira mal arrumada é observada em investigações de manipulação no futebol
Relembre os demais episódios e saiba mais na Folha de Londrina.