“Banco dos Réus”, o audiodocumentário da FOLHA em formato de podcast, lança o último episódio da temporada nesta quinta-feira (30). “Cartas na mesa” faz o balanço de tudo o que foi retratado nos capítulos anteriores e levanta alguns pontos em comum encontrados nos casos abordados e que ocorrem no sistema penal como um todo: como obter maior equidade nos julgamentos e como combater uma cultura que culpa a vítima por sua própria tragédia pessoal.
"Cartas na mesa” foi inspirado no romance de mesmo nome da escritora Agatha Christie. Segundo Patrícia Maria Alves, narradora e uma das idealizadoras do podcast, o episódio faz uma analogia ao romance no ponto que “chama todos os agentes de investigação de toda a sua obra para assumir seus pecados em relação aos casos não solucionados, que na obra de Christie são seus quatro detetives e no Banco dos Réus são os quatro poderes – legislativo, judiciário executivo e imprensa”.
Sem deixar a parte documental de lado, o último episódio também trata do cenário policial londrinense nos últimos 30 anos, com seus avanços e retrocessos, além de abordar especificamente o feminicídio e o que tem sido feito no sistema penal em relação ao tópico. Nesse ponto, “Cartas na mesa” traz a história de Cidnéia Aparecida Mariano, que motivou a criação do Observatório de Feminicídios Londrina - o Néias.
Leia mais:
Primeiro meme de 2025: influencer da Zona Norte de Londrina vira celebridade nas redes sociais
Golpe do IPVA 2025 engana motoristas com falsos descontos
AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas
Lula manda recado a Zuckerberg e convoca reunião sobre a Meta
Relembre os demais episódios e saiba mais na Folha de Londrina.