A influenciadora Stefany Thaís, de 29 anos, é o nome da vez no mundo virtual das redes sociais. Sendo considerada o primeiro meme de 2025, a londrinense, que mora há dez anos no Vivi Xavier (Zona Norte de Londrina), não pode mais caminhar pelo Centro da cidade sem causar tumulto.
Na última quinta-feira (8), o Portal Bonde a acompanhou em uma de suas gravações no Calçadão e pôde comprovar a popularidade da influenciadora, que - em menos de dez minutos - tirou foto com diversos fãs. Ela viralizou em grande escala no último dia de 2024. Desde então, ganhou cerca de 100 mil seguidores no Instagram e mais 200 mil no TikTok, acumulando uma "multidão virtual" de quase 800 mil pessoas em todas as suas redes.
As abordagens a desconhecidos - as quais ela chama de experimento social - chamaram a atenção dos internautas. Além disso, o carisma, as risadas e os elogios dados pela londrinense não passaram despercebidos, o que também ajudou na popularização dos vídeos.
Engana-se, no entanto, quem pensa que o sucesso dela veio do nada. Stefany foi funcionária por 14 anos de uma das maiores redes de fast food do mundo, local onde pôde começar a mostrar o seu potencial no mundo digital há 5 anos.
"Comecei a gravar para a internet em 2020 dentro do Burger King. Compartilhava a minha rotina real. Queria mostrar o lado positivo de trabalhar lá dentro. Dei uma 'viralizadinha', mas não foi esse estouro que é atualmente", conta. O seu conteúdo, porém, não era o mesmo de hoje. "Viralizei fazendo 'misturinhas' lá dentro, de lanche com batata, de lanche com sorvete, milkshake de cheddar e depois subi para a área de marketing entre 2023 e 2024."
Experimento social
Em julho de 2024, um ano e meio depois de ser promovida para a área de marketing, Stefany decidiu abrir mão do emprego para dar mais um passo em direção ao seu sonho de trabalhar exclusivamente com as redes sociais. Alguns meses depois, surgia a ideia que consolidaria a sua carreira: o experimento social.
"Faz dois meses que comecei a fazer esse experimento. Sempre foi um sonho meu compartilhar esse tipo de vídeo, falar com as pessoas, elogiar, ajudar. A ideia surgiu por meio de uma frustração, porque não estavam dando certo [os temas que ela abordava]. Eu não queria só fazer [vídeos] sobre comida, porque eu sou mais que isso. Quando a gente começou [com a nova ideia], o primeiro vídeo já foi um estouro, com 2 milhões de visualizações", relembra.
A nova ideia, segundo ela, faz parte da sua essência. "Eu sempre elogiei as pessoas. Não faço isso só na rede social. Eu sempre amei fazer isso no meu trabalho com os clientes. Muita gente diz que tenho feeling para atendimento ao público. Sim! Eu trabalhei 14 anos com isso. Sempre procurei dar um 'bom-dia' ou um 'boa-tarde' para a pessoa que chegava estressada. Elogiar cabelo e roupa faz toda a diferença."
Cada dia mais viralizada, Stefany e sua espontaneidade começaram a se tornar meme em todas as redes sociais. Diversas pessoas passaram a dublar a voz e a risada da londrinense, entre elas, grandes influenciadores, como Júnior Caldeirão e Álvaro Xaro.
"São pessoas que eu admiro muito. Eu não ligo de ser meme. O meu foco é ser superfamosa e mudar a vida da minha família. Eu venho de uma origem muito pobre. Meu pai é pedreiro e a minha mãe é diarista. Sonho em dar um carro para o meu pai, reformar a casa dele e oferecer uma vida estável para os meus irmãos e para mim também. Quem não quer ter uma vida confortável?", projeta.
A influenciadora grava conteúdos em praticamente todas as regiões de Londrina, mas precisa lidar com o tratamento - muitas vezes esnobe - devolvido pelas pessoas ao levar às ruas o seu "experimento social".
"Eu relevo. As pessoas não estão acostumadas com elogios. Eu não ligo quando me olham com cara feia ou com desprezo. Há a questão do preconceito também, ainda mais em um certo ponto da cidade que gravei, porque tenho certeza que se fosse uma pessoa branca haveria um tratamento diferente. Mas eu sou blindada contra isso."
O racismo citado pela londrinense não é uma novidade para ela. "Já fui até cuspida e xingada no meu ambiente de trabalho. A pessoa me disse que eu não estaria na posição de resolver o problema dela, que eu não era digna pela minha cor. Já enfrentei de tudo um pouco", ressalta.
Realização
A nova garota propaganda do Burger King conta que a parceria com a gigante do fast food mundial teve um peso diferente em sua jornada.
Publicidade
Publicidade
"O meu sonho, meta de vida, era fazer publicidade para o Burger King. Estava na minha lista. Era uma coisa de honrar mesmo, já que eu fazia muito conteúdo lá, mas não era paga por isso. Hoje sou uma influenciadora paga pela marca!", comemora.
Leia mais:
Redes sociais
Meta responde a pedido de esclarecimentos da AGU, e governo Lula discutirá medidas
Não caia!
Golpe do IPVA 2025 engana motoristas com falsos descontos
É fake
AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas
Entenda
Lula manda recado a Zuckerberg e convoca reunião sobre a Meta
Stefany também adianta as novidades que vêm por aí. "Eu amo me conectar com as marcas. Hoje já posso contar porque está tudo certo: eu assinei contrato com a Netflix para fazer uma 'publi' para eles."
Publicidade