No primeiro semestre de 2022, foram registradas o total de 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa. Os dados são de relatório divulgado nesta semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Segundo a Anatel, houve 6,5% menos queixas apresentadas no serviço de atendimento ao consumidor do que o registrado no segundo semestre de 2021. De acordo com a agência, o IR (Índice de Reclamações), calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos caiu de 0,55 para 0,51 no mesmo período analisado.
“O resultado do primeiro semestre desse ano retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015. A redução foi interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19”, comentou a Anatel.
O serviço com o maior número de reclamações foi celular pós-pago, com 360.068 queixas e com IR de 0,59. Em segundo lugar está banda larga fixa, com 240.098 reclamações e IR em 0,81.
O serviço de celular pré-pago foi o terceiro maior índoce de reclamações, com 143.739 queixas e um IR de 0,20; seguido de telefonia fixa (135.271 reclamações e IR em 0,85) e da TV por assinatura (65.887 reclamações e IR em 0,72).
As reclamações contra as prestadoras desses serviços podem ser feitas de forma online, no site da Anatel, onde há uma área específica, com um passo a passo que ajuda o consumidor a fazer a reclamação. Para acessá-lo, clique aqui.