Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

AGU solicita que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix

Wellton Máximo - Agência Brasil
15 jan 2025 às 19:30

Compartilhar notícia

advogado-geral da União, Jorge Messias
- Renato Menezes/AsocmAGU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A AGU (Advocacia-Geral da União) deve notificar, ainda nesta quarta-feira (15), a PF (Polícia Federal) para investigar os responsáveis pela onda de fake news relacionadas à taxação do Pix. O órgão ainda vai solicitar que a Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça investigue cobranças adicionais abusivas por comerciantes que estabeleceram preços diferenciados entre o Pix e o dinheiro.


O advogado-geral da União, Jorge Messias, divulgou as medidas logo após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciarem a revogação da instrução normativa que modernizou a fiscalização de movimentações financeiras e a edição de uma medida provisória para reforçar a gratuidade, o sigilo bancário e a isenção de impostos do Pix.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Nós determinamos que a Advocacia-Geral da União ainda hoje notifique a Polícia Federal para a abertura de inquérito policial para identificar todos os atores nas redes sociais que geraram essa desordem informacional, criaram essa narrativa e fizeram com que pessoas de boa-fé, comerciantes e cidadãos em geral caíssem no golpe contra a economia popular”, comentou Messias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Buscas sobre como excluir redes da Meta crescem no Google

Imagem de destaque
Atenção:

Anvisa alerta sobre golpe aplicado por email contra serviços de estética

Imagem de destaque
Confira!

Veja onde assistir ao Campeonato Paulista de 2025

Imagem de destaque
Entenda

Meta: Por enquanto, fim de checagem de fatos é limitado aos EUA


A AGU, conforme Messias, identificou ao menos dois tipos de crimes. O crime contra a economia popular e o crime de estelionato e falsidade ideológica por fraudadores que usaram mensagens falsas com os símbolos da Receita Federal, do Ministério da Fazenda e do governo federal para cobrarem falsos impostos sobre a utilização do Pix.

Publicidade


Em relação às práticas abusivas por comerciantes, advogado-geral da União pontuou que a AGU notificou a Senacon para que abra um inquérito para investigar todos os crimes relacionados às relações de consumo. Ele também pediu que a Senacon e os Procons estaduais promovam campanhas sobre o uso do Pix e divulguem informações corretas para a população. 


“Essas campanhas são necessárias para que a população fique protegida e não venha mais a cair em novos golpes com o uso do Pix”, explicou.


Nesta manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia anunciado que o governo pretendia acionar a Justiça contra a onda de fake news associadas a uma taxação do Pix e contra os fraudadores que aplicam golpes. 


“A AGU foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem está divulgando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão atuando, mandando boleto para a casa das pessoas, cobrando a mais indevidamente, dizendo que estão sendo taxados”, frisou Haddad.


Imagem
Londrinense Ju Barbosa chega à final de reality show Corrida das Blogueiras
A blogueira londrinense Julia Garcia Barbosa está na final do reality show Corrida das Blogueiras, do Canal Diva Depressão no YouTube, que escolhe, todos os anos, os influenciadores mais completos em moda, maquiagem e comunicação.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo