Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Audiovisual

Festival Kinoarte volta presencialmente no Cine Villa Rica a partir de domingo

Redação Bonde com n.com
27 out 2022 às 16:28

Compartilhar notícia

- Pamela Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após dois anos apenas em formato virtual, o Festival Kinoarte de Cinema, evento de audiovisual mais antigo do Paraná, será realizado presencialmente. Com uma programação que vai de domingo (30) até o dia 6 de novembro, a 24ª edição da mostra promoverá suas atividades no Cine Villa Rica, localizado na Rua Piauí, 211, próximo à Concha Acústica (região central).


A programação completa do evento pode ser conferida no site www.kinoarte.org/festival. Vale destacar que as sessões competitivas possuem entrada gratuita. Já as sessões regulares têm cobrança de ingresso, mas todos pagam meia-entrada (R$ 12), sendo que os ingressos podem ser adquiridos na própria bilheteria do Cine Villa Rica. Realizado pela Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina, o evento conta com produção da Leste BR e é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o coordenador da mostra, Bruno Gehring, a expectativa da organização é de que a memória afetiva dos londrinenses em relação ao Cine Villa Rica impulsione a ida das pessoas à sala. “A ideia de cinema enquanto encontro presencial ou reencontro, no caso, é promover a fruição coletiva de uma forma de arte”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gravações em Londrina

Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco

Imagem de destaque
Com 'Boiadeira Internacional'

Ana Castela ganha Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja; assista

Imagem de destaque
Gabarito oficial

Caetano Veloso erra questão de Enem que cita música 'Sampa'

Imagem de destaque
Show voz e violão

“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina


Já o coordenador da programação, Artur Ianckievicz, frisou que a equipe responsável estava com muita vontade de retomar as exibições presenciais, depois de dois anos de pandemia em que os cinemas ficaram em desuso. “Estamos voltando ao presencial e temos a oportunidade de encher a sala novamente, partindo de uma programação especialmente preparada”, pontuou.

Publicidade


Destaques – Durante os oito dias de festival, serão apresentados mais de 50 filmes que foram divididos em sessões que servem tanto para entreter e distrair quanto para estimular a reflexão, a partir do encontro com o inesperado. Serão curtas e longas-metragens, documentários e ficções que trazem temas passíveis de identificação tanto pelo que carregam de familiar quanto por seus aspectos excêntricos.


Na programação de longas, duas produções que merecem destaque são o filme de abertura, “A Noite do Fogo”, exibido no Festival de Cannes, e o de encerramento, “Regra 34”, vencedor do Festival de Locarno, um dos mais importantes do mundo. Além disso, serão promovidos debates com o elenco e equipes de dois filmes após a sua exibição: “A Felicidade das Coisas”, cuja discussão terá a participação da atriz Patricia Saravy, e “Curtas Jornadas Noite Adentro”, que contará com a presença do diretor, Thiago B. Mendonça. Outra atração bastante esperada é a estreia de “Madeira”, a primeira animação produzida pela Kinoarte.

Publicidade


A Competitiva Londrinense de Curtas é a sessão que costuma levar mais público ao evento, transformando a tela do Festival Kinoarte em um espaço onde os cineastas londrinenses podem exibir seus trabalhos ao lado de parte do que de melhor é produzido no país em termos de cinema. Os melhores filmes recebem o 


Troféu Udihara – homenagem ao pioneiro do cinema londrinense, Hikoma Udihara – e prêmios em dinheiro. Também integram a mostra as competitivas Paranaense, Nacional e Íbero-Americana.

Publicidade

Também se destaca na programação a sessão “Kinocidadão”, que leva crianças da zona rural e da rede pública de ensino para aquela que, para muitas delas, é a primeira experiência em uma sala de cinema. Essa atividade também movimenta bastante o Festival, colocando diariamente mais de 150 crianças na sala. Nessa edição, foi preparada uma série de filmes infantis especialmente selecionados para os alunos que, além da entrada, recebem transporte e alimentação gratuitos.


Além das exibições cinematográficas, serão realizadas oficinas gratuitas de cinema cujas vagas já estão esgotadas, assim como debates e encontros.


Está prevista, ainda, a apresentação de filmes no Cinema ao Ar Livre, porém, em vista da instabilidade do tempo nas últimas semanas, as datas para esses eventos estão sendo acertadas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo