Destaque

Zerão e Circo Funcart serão palco do Festival de Dança neste domingo

02 out 2015 às 18:23

O 13º Festival de Dança de Londrina, que prossegue até o dia 11 de outubro, oferece espetáculos e oficinas. Neste sábado (3), às 10h30, o Circo e Teatro Éramos Três, de Cascavel (PR), apresenta na Praça da Bandeira, o espetáculo Licença Preu Passar, com o convidado de honra no Festival de Dança de Londrina, na edição de 2015, Leonides Quadra.

Logo após a apresentação, o artista participa de um Café Público organizado pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), uma roda de conversas em que serão discutidas questões referentes à ocupação dos espaços públicos e ocasião para se ouça o relato do que ocorreu entre o artista e a polícia militar de Cascavel. Os participantes vão levar itens para um café da manhã coletivo, na Praça da Bandeira, no final da manhã.


"Olhar com Olhos Virgens"


Ainda no sábado, a Usina Cultural, vai receber a Federação da Dança, de Salvador (BA) , às 20 horas, com o espetáculo "Olhar com Olhos Virgens". Da poesia ambígua do envelhecer, nasce a ideia do espetáculo que aborda o sofrimento inevitável da troca do velho pelo novo e a riqueza da experiência que os anos garantem.


É única montagem nordestina entre as apresentações do Festival de Dança de Londrina deste ano. A Federação da Dança, companhia baiana capitaneada pelo renomado diretor artístico Jorge Vermellho (que também assina a cenografia e a iluminação do espetáculo) foi reconhecida com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de 2013 exatamente por "Olhar com os Olhos Virgens". Na trilha sonora original, destaque para a participação luxuosa do cantor e compositor Luiz Melodia. A criação e direção coreográficas são de Luiz Fernando Bongiovanni.


Espetáculos paranaenses


O Zerão e o Circo Funcart serão palco, neste domingo (4), de espetáculos paranaenses selecionados na programação artística do Festival de Dança de Londrina. "Bernúncia", da Cia Boi Voador, de Londrina, será apresentado às 16h, em uma apresentação ao ar livre e gratuita, dando vida às manifestações da cultura popular e à herança afro-brasileira, no Zerão (arena ao lado do Anfiteatro).


A enigmática e hipnotizante dança dos orixás é o ponto de partida de "Bernúncia", que recria a história da "cobra do caos", monstro devorador de crianças que as devolve à vida como mensageiros da paz. Primeiro trabalho de Luan Valero (A Pereira da tia Miséria) como dramaturgo da Cia Boi Voador, o espetáculo é resultado de pesquisas sobre as manifestações e folguedos do Boi, sobre a mitologia de origem africana e suas máscaras ritualísticas. A trilha sonora, fortemente marcada por instrumentos de percussão tradicionais e alternativos, é executada ao vivo e o espetáculo é fruto do ativismo da Vila Cultural Flapt!, no bairro Aquiles Stehnguel, periferia de Londrina.


Já "Entre dois muros, Marchemos", do grupo maringaense maringaense Erastos-BND, tem austeridade de um espetáculo que trata de lutas e superações, com encenação às 20h30, sob a tenda da Funcart. A apresentação tem como ponto de partida um poema atribuído a Castro Alves e psicografado por Chico Xavier, "Entre dois muros, Marchemos" reproduz, por meio da dança, a intensa batalha entre o homem e os obstáculos internos que o afastam da plena realização. Dividida em seis partes, a apresentação utiliza elementos vigorosos para retratar contextos conflituosos, como a trilha sonora de Astor Piazzolla e o cenário em vermelho vibrante. A coreografia de Nara Dutra estrou em 2014, em Maringá.

O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), e da Caixa Econômica Federal. O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart. Apoio: Fecomércio Paraná/Sesc; Kinise Dancewear; Shop Ballet/Só Dança; Usina Cultural; Bar Valentino; Rádio UEL FM; Folha de Londrina; RPC-Rede Paranaense de Comunicação e Quizomba.


Continue lendo