Na última quinta-feira (16), os youtbers do canal "O Manual do Mundo", Iberê Thenório e sua esposa, Mari, vieram à Londrina para uma sessão de autógrafos e fotos com fãs, no Boulevard Londrina Shopping
O casal chegou por volta das 16h15 e, do aeroporto, foi direto para o espaço que o shopping montou para recebê-los. Os dois fazem em seu canal vídeos bastante didáticos e experimentais. Com pegadinhas, experiências científicas e até receitas divertidas, o canal agrada crianças, adolescentes e até adultos.
Muitas crianças estavam ansiosas para conhecer o casal e receber o autógrafo no livro "O Manual do Mundo". Os irmãos Felipe, Antônio, Augusto e Francisco de 7, 9, 11 e 6 anos, respectivamente, gostam muito do canal, principalmente dos vídeos que mostram experiências e pegadinhas. "O labirinto hidrofóbico foi o mais difícil de fazer.", confessaram os irmãos.
Eles foram até o shopping para receber um autógrafo no livro que os quatro usam para fazer as experiências: "É muito legal eles estarem aqui porque a gente pode conversar com eles e pegar um autógrafo" comentou Antônio.
A química Kamila Ody também gosta bastante do canal. Ela contou que começou a assistir aos vídeos quando estava no ensino médio, pois se interessava muito pelas experiências e tinha interesse em fazer o curso de química, e acompanha o canal até hoje. "Eu gosto bastante quando é voltado para a área de química, científica. E eu já dei aula e às vezes usava os vídeos deles nas minhas aulas, algumas experiências que tinham relação com o conteúdo."
O Manual do Mundo
O Youtube é, atualmente, uma importante plataforma na qual surgem cada vez mais profissionais e ídolos. As crianças e adolescentes nascidos depois dos anos 2000, acostumados com a internet, circulam muito mais por plataformas informacionais e de entretenimento online, que para eles têm muito mais influência que a televisão.
"O Manual do Mundo" é um dos maiores canais brasileiros no Youtube, com mais de 7 milhões de inscritos. Hoje, o canal é a profissão de Mari e Iberê. "O que é legal é que como demorou dez anos, a gente viu que as coisas iam acontecendo. Em 2011 a gente percebeu que conseguiria transformar isto em profissão."
Ao falar um pouco sobre sua história, eles informam que tudo começou de forma bem caseira e cada inscrito foi conquistado com muito trabalho. Eles conseguiram se dedicar e transformar "O Manual do Mundo" em profissão em 2012. "A gente foi montando o canal com o tempo. No começo, era um canal de ensinar a fazer coisas, mas aí as experiências começaram a fazer mais sucesso. A gente foi moldando o canal de acordo com o que as pessoas gostavam e a gente sabia fazer de melhor."
Iberê afirma que é muito difícil chegar onde chegaram, porque diferente de muitos sucessos atuais, que conquistam fama em períodos de tempo muito curtos, o canal deles começou muito cedo, nos primeiros anos do Youtube. "É muito difícil você chegar a ficar grande e se manter grande. A gente foi crescendo junto com o Youtube, não foi uma explosão, não chocou a gente."
O jovem Jonas, de 12 anos, que aguardava na fila pelo autógrafo dos youtubers em seu livro
Iberê com as crianças que esperavam em volta do espaço Manual do Mundo
Como começaram muito cedo, eles foram descobrindo como funcionava o entretenimento na internet e conseguiram se adaptar de acordo com o que seu público queria e como a internet evoluía. "Se você comparar nossos vídeos lá de 2008 com os de hoje, é muito diferente, a gente foi se profissionalizando.", conta Mari.
Iberê afirma que o canal ainda pode se modificar bastante de acordo com os avanços do próprio Youtube. "Mesmo naquela época a gente nunca imaginava que faria tanto sucesso, a gente foi crescendo junto. Ainda hoje é algo que está se modificando. Hoje muitas crianças querem ser youtuber, não jogadores de futebol."
O espaço "O Manual do Mundo" vai ficar no Boulevard Londrina Shopping até o dia 28 de março, das 14h às 20h, no piso térreo, e conta com uma oficina de experiências feitas por Iberê e Mari no canal.
Tarde de autografos com Iberê e Mari no espaço Manual do Mundo