A campanha "Da Proibição Nasce o Tráfico" reuniu famosos como Wagner Moura, Gregório Duvivier e Leandra Leal. No vídeo, os atores aparecem lembrando as consequências dessa política, entre elas está o alto índice de policiais que matam e morrem por conta desta situação.
"Você não precisa usar nem aprovar o uso de drogas para entender que a política de repressão não funcionou",afirmou Wagner Moura.
Eles argumentam evidenciando a "guerra" entre policiais e traficantes. "O Brasil é campeão mundial de homicídios. Hoje, nós temos a polícia que mais morre e mais mata no mundo", diz Gregorio.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
O vídeo, idealizado pelo CESEC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, conta ainda com um grupo de jornalistas, policiais militares, cientistas e ativistas. A campanha existe desde 2015 e também conta com o trabalho de vários cartunistas como Laerte, Angeli e André Dahmer, cujos trabalhos estamparam traseiras de ônibus.
"Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas. O vídeo é essencial para lembrar que os danos causados pela política de guerra às drogas superam, em muito, os danos provocados pelo eventual uso abusivo de qualquer droga", observa a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania.
Confira a campanha:
(Com informações do UOL)