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"Você só precisa ser branca para vencer", diz comercial polêmico

11 jan 2016 às 15:53

A busca por uma pele branca é quase obsessiva na Tailândia, local onde uma propagada no mínimo 'sem noção' gerou muita polêmica. A frase que diz o seguinte: "Você só precisa ser branca para vencer", insinuando que pessoas de pele escura são perdedoras, percorreu o mundo todo gerando indignação geral.

Na Tailândia, há diversos cosméticos nas prateleiras de farmácias e perfumarias que prometem clarear a pele. As mulheres tailandesas expostas ao sol diariamente tentam dissimular a cor da pele com maquiagem branca, evidenciando a diferença do tom entre o rosto e o restante do corpo.


A busca por uma pele de porcelana e o racismo introjetado em mensagens deste tipo ganhou uma nova dimensão com o lançamento de mais um comercial que promete "embranquecer" os tailandeses.


"(A campanha) sugere que as pessoas de pele escura são perdedoras, é definitivamente racista", escreveu um usuário da rede social tailandesa pantip.com, onde a campanha virou polêmica.


Na propaganda do creme clareador, uma famosa atriz local afirma: "Sabe de uma coisa? Para estar onde estou agora a competição foi muito alta. Não é fácil ficar aqui por um longo tempo. E uma vez que eu parar de tomar conta de mim mesma, tudo o que tenho dedicado, (ao) investimento da (minha) brancura, tudo se acabará".


Neste ponto, a câmera mostra outra atriz, que pouco a pouco vai se tornando ainda mais pálida, enquanto a atriz famosa vai se tornando negra. A mensagem final da propaganda resume: "Você só precisa ser branca para vencer".


No Twitter, um popular blogueiro inglês radicado no país, Richard Barrow, qualificou a campanha como a "mais racista que eu já vi".


"Os tailandeses tiveram a cabeça 'perfurada' há muito tempo pela ideia de que a brancura te faz belo (…) Branco é mais bonito. Negro não é bonito", escreveu um usuário chamado Ban Bua Ver Chomph. Vários usuários pediram um boicote às empresas que defendem o branqueamento da pele.

(com informações do site BBC)


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