Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mesmo com aparelhos queimados

UEL FM faz encontro no Sesc Cadeião sobre vida afetiva para além da sobrevivência

Redação Bonde com assessoria de imprensa
07 jun 2016 às 14:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por uma vida afetiva para além da sobrevivência. Este é o tema da gravação do quarto especial da série Modos de Vida e as Transformações do Presente que a Rádio UEL FM realiza na próxima quarta-feira, (8), às 20 horas, no Sesc Cadeião. A convidada é a professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UEL, Sonia Regina Vargas Mansano.

Sonia explica que a vida regrada e agendada que construímos cria uma mera sobrevivência diante do mundo. "A gente não sente fome. Comemos porque é hora de comer. O corpo vive uma espécie de domesticação e não conseguimos sentir as coisas vitais, do cotidiano, mas que poderiam ter uma experimentação".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ela, os afetos nos convocam a pensar sobre as possibilidades do corpo para além da sobrevivência. "E o que podemos fazer com a variação de afetos que fomos aprendendo a anestesiar? Ao anestesiar nos distanciamos de uma vida potente", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sobre racismo

Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos

Imagem de destaque
Não apareceu

MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento

Imagem de destaque
18.º edição

Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados

Imagem de destaque
Nos EUA

Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita


Ela entende os afetos a partir da análise de dois filósofos – Espinosa e Deleuze. E o encontro com o outro é o que faz nossa potência variar. "Independente do que seja esse outro: pessoas, natureza, conhecimento, tecnologia. O que está ao nosso redor e produz efeito no nosso cotidiano", esclarece. De acordo com Sonia, vivemos encontros permanentemente. "Os encontros nos tiram de um estado e nos jogam em outro".


Além de docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional, Sonia Mansano é professora do mestrado em Administração na UEL, onde ministra uma disciplina sobre sustentabilidade afetiva. É autora dos livros Sorria, você está sendo controlado (2009) e de Vida e profissão – cartografando trajetórias (2003).

Apesar de a UEL FM estar fora do ar desde o dia 9 de maio, depois que um raio queimou equipamentos essenciais para as transmissões, a equipe mantém a gravação da série no Sesc Cadeião. A entrada é franca. A sala de espetáculos do Sesc tem capacidade para 60 lugares. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na rua Sergipe, 54. O público participa com perguntas e questões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade