Destaque

Trabalho de funkeira mirim é alvo de investigação

24 abr 2015 às 16:50

O Ministério Público do Trabalho em São Paulo abriu inquérito para investigar o trabalho da cantora infantil MC Melody, que faz sucesso dançando e interpretando músicas funk com linguajar que tem chocado até mesmo seu público.

Para o procurador do Trabalho Marco Antônio Ribeiro Tura, responsável pelo inquérito, não é o tipo de música que ela canta que fez com que ele iniciasse a investigação. "Não importa se ela canta rock, funk ou ópera. O que estamos investigando é o trabalho infantil, proibido a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. O trabalho infantil artístico, como é o caso da MC Melody, pode ser aceito abaixo dessa faixa etária, excepcionalmente, desde que com a devida autorização judicial e adotadas cautelas correspectivas à proteção integral da criança, com especial atenção para a preservação de sua integridade física, psíquica e moral ", explica ele.


A exploração do trabalho infantil tem sido alvo de constantes debates e discussões na imprensa, sociedade e meios jurídicos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, esse tipo de trabalho somente é possível após autorização judiciária disciplinar e a exigência de garantias como limitações das horas de trabalho, locais de apresentação e fixação de condições específicas, como acompanhamento de desempenho escolar e horas livres para as brincadeiras e estudo.

(as informações são do Ministério Público do Trabalho)


Continue lendo