Neste ano em que o cancionista Bob Dylan foi contemplado com o Prêmio Nobel de Literatura, o Festival Literário de Londrina - Londrix - renova sua atenção para a fusão da música e da palavra. A simbiose em poesia e canção será levada ao palco pela cantora revelação de 2016, Simone Mazzer. A londrinense volta à cidade com seu premiado show "Férias em Videotape", com repertório que reúne temas assinados por grandes autores de Londrina, como Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça. O set list do espetáculo conta ainda com obras de Assis Valente, Robson Borba e Itamar Assumpção, paulista que viveu por aqui na década de 1980.
Embora tenha iniciado a carreira artística em Londrina há quase três décadas, somente este ano Simone Mazzer finalmente teve seu talento reconhecido nacionalmente. Com "Férias em Videotape", seu CD de estreia, a cantora e atriz agitou a cena musical do País com sua voz poderosa e visceral. Elogiada pela crítica especializada de norte a sul do Brasil, a artista recebeu o prêmio de cantora revelação na edição 2016 do Prêmio da Música Brasileira. Ela acaba de emplacar a segunda música deste trabalho na trilha de uma novela global, assinada pelo poeta e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça, a música "Estrela Blue" é tema do folhetim "A Lei do Amor".
Radicada no Rio de Janeiro, atualmente Simone tem se dividido entre apresentações da turnê do disco e um show tributo a Gonzaguinha no qual divide o palco com o cantor gaúcho Filipe Catto. No show "Férias em Vídeo Tape", cujo repertório foi montado para uma apresentação no Bar Valentino, a cantora estará acompanhada dos músicos Marcos Scolari (teclado, violão e viola), Ricco Viana (guitarra e violão), André Bedurê (baixo) e Rafael Rocha (bateria).
Na entrevista a seguir, Simone fala sobre sua relação com a música e a literatura:
Crítica e público vem reparando na qualidade das letras das canções que você canta. O que te encanta na poesia da canção?
Me encanta a maneira como a comunicação se efetiva. A poesia da letra é muito poderosa.
Poesia, romance, novela. Como a literatura entrou na tua vida? Quais os autores que mexeram com você? Quais os autores que você ama?
A literatura "tentou" entrar na minha vida logo no 1º grau, mas eu não me interessava. Lia porque era obrigada a ler e fazer um resumo do livro. Poucos livros eram bons de ler naquela época pra mim. Me lembro de uns poucos que causaram interesse, no geral com uma linguagem menos rebuscada e mais sintonizada com a idade que eu tinha na época. Me interessava pela rádio, pelos filmes, pela televisão... mas o que me abriu os olhos para a literatura foi o teatro. Foi onde comecei a ler de verdade. Shakespeare, Nelson Rodrigues, Guimarães Rosa, Gabriel Garcia Marques, Furio Lonza, Alexandre Guarnieri, Jorge Salomão... todos estão comigo de alguma forma.
Cantatriz, você tem uma longa história de vida ao lado dos grandes autores do teatro. Como a dramaturgia faz a tua cabeça?
Foi justamente pela dramaturgia que cheguei aos livros. Na dramaturgia podemos observar o poderoso efeito da literatura sobre os autores e atores, é mágico.
Serviço:
Londrix: Simone Mazzer – Show Férias em Vídeo TapevQuando – Segunda-feira (21), às 20h30
Onde – Vila Cultural Cemitério de Automóveis (R. João Pessoa, 103-A)
Quanto – R$ 20