A Rádio UEL FM (107,9 MHz – www.uelfm.uel.br) apresenta neste sábado, às 11 horas, o penúltimo programa da série Modos de Vida e as Transformações do Presente, gravado ano passado no Sesc Cadeião. O tema do especial é "O que vivi no Haiti e na Costa do Marfim: relato de um médico sem fronteiras", com o cirurgião Alexandre Boss Jaccard. O programa tem reprise dia 18, às 17 horas.
Jaccard ingressou na organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) em 2010, quando atuou na capital do Haiti, Porto Príncipe. Ele foi ao país no fim de janeiro, três semanas depois do terremoto que matou mais de 250 mil pessoas. Fazia dez cirurgias por dia. No ano seguinte, Jaccard foi para a Costa do Marfim.
A organização MSF foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas. Leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem qualquer acesso à assistência médica. Médicos Sem Fronteiras está presente em 70 países e recebeu, em 1999, o prêmio Nobel da Paz.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Alexandre Jaccard atua no Instituto da Coluna e Dor e é professor de ortopedia na PUC-PR (campus Londrina). Segundo ele, a experiência no Haiti e na Costa do Marfim resultou num exercício maior de humildade.