Um policial cheio de balanço, um candidato a melhor pai do mundo e até uma sessão de autocrítica do presidente dos Estados Unidos. A maior plataforma de vídeos do mundo anunciou sua tradicional lista dos vídeos não musicais mais vistos do ano.
O ranking de 2015 tem produções para todos os gostos e reflete o alcance global do YouTube. Confira quais são os dez vídeos mais assistidos (da menor à maior audiência).
10. Os piores tuítes sobre Barack Obama
Trata-se de um quadro do talk-show de Jimmy Kimmel, da rede americana ABC, que coloca celebridades para ler os tuítes mais críticos publicados sobre elas. O presidente dos EUA chegou ao décimo lugar na lista de popularidade do YouTube ao se submeter a essa amarga sessão.
Número de visualizações: 34.176.098
9. Um policial com suingue
Um candidato inesperado no top 10 do YouTube foi um policial de Dover, nos EUA, que canta e balança no carro ao som da música Shake it off, de Taylor Swift. O registro foi captado pela câmera do carro policial.
Número de visualizações: 37.445.881
8. A voz impactante de Callum Scott
Revelado no programa de talentos Britain's got talent, da rede britânica ITV, o vídeo mostra o teste de Callum Scott - e a voz que emociona até o jurado durão Simon Cowell.
Número de visualizações: 38.426.269
7. Um grande homem em um grande balão de água
Neste vídeo do grupo The Slow Mo Guys, que produz registros em câmera lenta com equipamentos de alta definição, um homem entra em um balão de quase dois metros de diâmetro, que vai sendo enchido de água. O processo todo é cômico, mas a explosão do balão em câmera lenta é quem rouba a cena.
Número de visualizações: 40.331.783
6. Sim, Justin Bieber
Nesse quadro do programa The Late Late Show com James Corden, da rede americana CBS, o anfitrião leva o cantor pela cidade em uma divertida sessão de karaokê.
Número de visualizações: 43.134.094
5. Batalha de imitadores
O quinto lugar é um quadro de outro talk-show americano, desta vez o The Late Show com Jimmy Fallon, da NBC, que promove um duelo de dublagens com os atores Will Ferrell e Kevin Hart, que dão tudo de si em músicas de divas pop como Beyonce e Kelly Clarkson.
Número de visualizações: 54.085.302
4. O amor não tem rótulos
Vídeos que pregam valores como integração e diversidade não costumam ser campeões de audiência no YouTube, mas a regra caiu neste ano com a produção "Love has no labels" (O amor não tem rótulos, em inglês), do serviço americano de publicidade pública Ad Council.
Número de visualizações: 55.169.211
3. O melhor pai do mundo
A medalha de bronze no ranking ficou com o vídeo em que o ator e vlogger americano Roman Atwood transforma a sala de sua casa em uma gigantesca piscina de bolinhas para seus filhos. Vale conferir a reação da mulher do comediante diante da pegadinha.
Número de visualizações: 56.004.964
2. O vingativo e intimidador Liam Neeson
O comercial do videogame Clash of Clans: Revenge, lançado no intervalo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, poderia ser apenas mais uma propaganda se não fosse a participação do ator Liam Neeson, bem ao estilo de seus papeis recentes em filmes de ação.
Número de visualizações: 83.437.044
1. No rap com Silento
Um grupo de meninas dançando a coreografia de Watch Me, do rapper americano Silento, bateu o recorde de audiência no YouTube em 2015. Como no clip original, meninas se movem ao som da coreografia de Tianne King. Não é um clip de música, mas chega perto. Em todo caso, é o grande campeão do ano.
Número de visualizações: 115.980.371
(com informações do site BBC)