Destaque

Município inaugura Unidade de Matriciamento e ensino em Saúde da Família

11 mar 2016 às 16:42

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, e o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, inauguraram na manhã desta quinta-feira (10), a Unidade Municipal de Matriciamento e Ensino em Estratégia em Saúde da Família (UMESF). O novo serviço está localizado na Rua Valparaíso, 189, no Parque Guanabara (antigo endereço da UBS Guanabara) e vai funcionar das 7h às 13horas.

Trata-se de uma unidade de suporte e referência aos serviços ligados à área de ginecologia e obstetrícia, além de abrigar a primeira turma de residentes em Medicina da Família e Comunidade, composta por quatro residentes. O objetivo é melhorar a qualidade e resolutividade dos atendimentos prestados pelas Equipes de Saúde da Família no Município.


A princípio, as ações serão em ginecologia e obstetrícia para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) inseridas na proposta de apoio matricial. Neste primeiro momento serão contempladas, para atendimento, sete UBSs que já participam da proposta de matriciamento, com ampliação gradativa. Este serviço contará com o apoio de quatro médicos ginecologistas, uma enfermeira, um auxiliar de enfermagem, um administrativo e um auxiliar de serviços gerais.


"Trata-se de uma nova metodologia implantada pelo Ministério da Saúde, a qual visa assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados pela Atenção Básica. O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência", explicou Martin.


Atendimentos
Dentro da proposta de trabalho de matriciamento, as Unidades envolvidas contam com apoio de um profissional médico ginecologista como referência, que realiza visitas in loco para discussão de casos e atendimentos compartilhados, bem como orientação à distância (telefone,
e-mail) e atendimento ambulatorial para as Unidades inseridas na proposta.


Residência Médica - A nova unidade também abriga a sede administrativa da Comissão da Residência Médica (Coreme) da Residência em Medicina da Família e Comunidade, que fará o acolhimento aos residentes médicos, proporcionando discussões de casos clínicos, aulas teóricas e o favorecimento da integração entre ensino e serviço, trabalho interdisciplinar e multiprofissional junto às Equipes de Saúde da Família e Comunidade.


A implantação da residência médica em Saúde da Família é uma nova proposta da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, apoiada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O trabalho conta com apoio pedagógico do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Também participaram da solenidade de inauguração, a assessora responsável pela Coreme, Vânia Brum; a responsável pelo Matriciamento da Ginecologia, Priscila Colmiran; a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanches; os vereadores Elza Correia, Gaúcho Tamarrado e Amauri Cardoso; representando a Santa Casa e os hospitais de Londrina e Região, Fahd Haddad; representando o Cismepar, o diretor executivo Luis Lino, coordenadores das UBS que serão atendidas pela UMESF, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e secretários municipais.


Continue lendo