Destaque

Mostras de Curtas Nacional e Ibero Americana são destaque em festival

25 nov 2016 às 18:00

O Festival Kinoarte de Cinema chega ao último fim de semana da 18ª Edição Londrina com a realização de duas importantes Mostras Competitivas de Curta Metragens: Nacional e Ibero Americana. As sessões serão realizadas no Cineflix do Aurora Shopping com entrada franca.

A Mostra Nacional apresentará 13 filmes divididos em três sessões: no sábado (26) às 15h e 17h e no domingo (27) às 18h. A Mostra Ibero Americana terá cinco curtas de México, Chile e Espanha e a sessão será no domingo às 18h.


"A competitiva nacional trará os filmes selecionados e premiados nos principais festivais de cinema do Brasil em 2016. Como o Festival de Londrina acontece no fim do ano, temos a oportunidade de trazer para cá as obras que mais se destacaram. Teremos filme de todos os perfis, de ficção a documental, de animação a experimental", explica o coordenador de Programação do Festival, Artur Ianckievicz.


"Já a Mostra Ibero Americana chega à terceira edição com obras de grande qualidade técnica e que certamente vão causar impacto no público. São cinco curtas selecionados entre os mais de 200 que se inscreveram no Festival deste ano", completa Ianckievicz.


A divulgação dos premiados nas quatro Mostras Competitivas de Curtas – Londrinense, Paranaense, Nacional e Ibero Americana – vai acontecer no domingo, às 20h30, no Cineflix do Aurora Shopping.


A programação do fim de semana prossegue com diversas sessões de documentários, curtas e longas metragens.


No sábado, às 19h, Cineflix do Aurora, haverá exibição de dois curtas com temática indígena: Abigail, que foi premiado pelo Canal Curta! e Kinoforum em 2016 e traça um panorama das relações entre o indigenismo e o candomblé; e Êg în: nossa casa, uma produção local, realizada pelo Cineclube Ahoramágica e Centro de Memória à Cultura Kaingang.


O trabalho foi co-criado por indígenas e não indígenas com o objetivo de refletir sobre a memória dos ancestrais, seus saberes tradicionais e sua relação de conflito com a mescla de culturas. As gravações foram feitas na Terra Indígena Apucaraninha em 2013. A exibição tem entrada franca.


Logo após, às 21h, no Cineflix Aurora, será exibido o longa nacional Antes o tempo não acabava, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, que também aborda a temática indígena. O filme conta a história de Anderson, um jovem índio em conflito com os líderes de suas comunidades. As tradições mantidas por seu povo lhe parecem anacrônicas diante do mundo contemporâneo e Anderson abandona da comunidade para viver sozinho no centro da cidade, onde experimenta novos sentimentos.


Domingo


No encerramento do festival, será exibido o aclamado documentário Cinema Novo, dirigido por Eryk Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha. Trata-se de um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos do cinema latino americano que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil, nos anos de 1960. A produtora Joelma Oliveira Gonzaga fará a apresentação do filme e participará de um debate com o público londrinense.


Além destes filmes, no sábado e domingo prossegue a exibição de Um dia muito especial, de Ettore Scola, em duas sessões gratuitas, sempre às 16h e 20h30 no Cine Com-tour; e às 15h30 do domingo, no Cineflix Aurora, o clássico Rebeca, a mulher inesquecível, de Alfred Hitchcock, com entradas a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).

A programação completa do Festival está disponível em www.kinoarte.org/festival.


Continue lendo