A apresentadora Bela Gil não tem apenas uma vida supersaudável, ela também procura passar seu estilo de vida a seus fãs e seguidores. Com um canal no Youtube e um programa no GNT, além das redes sociais, a filha de Gilberto Gil compartilha dicas de receitas naturais e maneiras alternativas de usar temperos e plantas. Esse jeito 'natureba' da morena já a envolveu em diversas polêmicas por ser considerada radical e agora Bela está em mais um debate.
A chefe de cozinha natural conseguiu, juntamente com parte de seus quase 590 mil seguidores, reverter uma consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre o uso do agrotóxico Carbofurano. A pesquisa buscava saber se a população é a favor ou contra a utilização do produto, que é um pesticida altamente tóxico proibido no Canadá e União Europeia, mas usado no Brasil principalmente em culturas de batata, milho e soja.
No momento em que Bela fez o apelo pela ajuda de seus fãs, a consulta pública registrava que 66% das pessoas que haviam respondido eram a favor da continuidade do agrotóxico no mercado, enquanto 31% pediam o banimento. Com a convocação da apresentadora, em 32 minutos o percentual de pessoas a favor do banimento subiu para mais de 50% e ao fim da votação chegou a 69%, com apenas 29% a favor do Carbofurano.
No Facebook, ela comemorou o resultado da mobilização promovida em favor de uma alimentação mais saudável. "Me faltam palavras pra definir o sentimento que tive ao ler o resultado da consulta pública da Anvisa. Muito obrigada por me fazerem acreditar que estou no caminho certo. Juntos somos mais fortes", afirmou.
De acordo com o jornal Correio Braziliense, o resultado da pesquisa será analisado por cinco diretores da Anvisa, que podem decidir pelo banimento, suspensão temporária ou manutenção no mercado. Ainda segundo a publicação, não há prazo para a conclusão desse processo. (Com informações da Rede Brasil Atual)