Destaque

Londrina: Promic recebeu a inscrição de apenas seis projetos

20 nov 2014 às 17:30

Os proponentes culturais que ainda não fizeram a inscrição para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) têm até às 18 horas de segunda-feira (24). As inscrições devem ser feitas, das 8 às 18 horas, na Secretaria Municipal de Cultura, rua Pio XII, 56.

A Prefeitura está disponibilizando para 2015, R$3,9 milhões divididos em Editais de Seleção para Projetos Estratégicos (somente para pessoa jurídica), Programa Vilas Culturais (pessoa jurídica), Projetos Independentes (pessoas físicas e/ou jurídicas), e fomento ao FILO e ao Festival de Música de Londrina. Os projetos inscritos começam a ser analisados ainda em novembro.


Até o momento, apenas 6 projetos foram inscritos. A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, ressaltou que não haverá prorrogação do prazo, que teve início em 9 de outubro. "Fizemos diversas oficinas para explicar os editais e tirar as dúvidas. Faltam apenas dois dias úteis, esperamos que os proponentes não deixem para a última hora, evitando assim, possíveis problemas.


É importante que a documentação esteja correta no ato da inscrição, se alguém deixar para o último dia e depois lembrar que faltou algo, não terá tempo para corrigir, já que o material é recebido pela Secretaria em envelope lacrado e só é aberto quando começarem as análises. É preciso destacar que a correção é feita mediante nova inscrição, se não houver mais tempo, isso não poderá ser corrigido."


A expectativa da secretária é que este ano repita ou mesmo aumente os números do ano passado. Nos editais conjuntos para 2014, foram inscritos 202 projetos, destes 62 foram selecionados para execução. Durante o ano de 2014, foi lançado um novo edital, com sobra de recurso. Para esse edital, foram inscritos 136 projetos, sendo 17 selecionados.

Além dos projetos aprovados, ainda em 2014, o Promic contemplou o Festival de Música de Londrina e o Festival Internacional de Teatro (Filo). "Analisando os números de 2014, e também os anos anteriores, sabemos que os proponentes virão efetuar a inscrição, pois o Programa é a forma utilizada por muitos produtores para efetivar as ações de cultura na cidade. Sem o investimento do poder público municipal, seria difícil que muitas ações fossem executadas", disse Solange.


Continue lendo