O Londrina Matsuri, uma das maiores festas da comunidade nipo-brasileira do Paraná, levou milhares de pessoas ao Parque Ney Braga. Segundo os organizadores do evento, mais de 30 mil pessoas passaram pelo festival. Em quatro dias de festa, cerca de 20 apresentações musicais, de dança e culturais animaram os visitantes.
Nesta sétima edição, um dos destaques foi o Matsuri Dance, animado com banda "ao vivo". Todas as noites milhares de pessoas dançaram no ritmo da Banda Grupo Sansey. "A pista de dança com quase 2.000 m² foi tomada por uma multidão, sendo o Matsuri Dance destaque na mídia nacional" enfatiza o coordenador do evento, Luiz Shiroma.
O Nagashi Somen, macarrão na correnteza, também foi sucesso entre os visitantes do Londrina Matsuri. Segundo os organizadores, todos os dias cerca de 20kg do alimento foram servidos gratuitamente e mais de 2.000 pessoas passaram pelo estande durante todo o festival.
Aproximadamente 50 estandes formaram a área comercial e cultural, os pratos típicos japoneses puderam ser encontrados em cerca de 15 estandes gastronômicos. Nos quatro dias de festa, o Londrina Matsuri mais uma vez teve o apoio de voluntários do Grupo Sansey, sendo mais de 200 pessoas para auxiliar em várias atividades, como na organização dos shows, infra-estrutura e realização de apresentações.
Entre as novidades deste ano, estiveram os concursos de Meio Ambiente Melhores Práticas, Fotografia Meio Ambiente e o concurso de Matsuri Dance, além das oficinas de origami, caligrafia japonesa e pipa, com a participação de crianças e adultos.
Para Shiroma, a avaliação do Londrina Matsuri 2009 é muito positiva. "Pela quantidade de pessoas que vieram prestigiar o evento percebemos o sucesso do festival. A parte de meio ambiente também foi um destaque, tendo os concursos de Meio Ambiente – Melhores Práticas e o de Fotografia Meio Ambiente a participação de várias escolas".