Na próxima quinta-feira (17), às 18 horas, os interessados nos trabalhos de João Batista Vilanova Artigas poderão conferir de perto um pouco mais sobre a vida deste, que é considerado um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Isto porque serão lançados os livros "Vilanova Artigas", de Rosa Artigas e Marco Artigas, e "A mão livre do vovô", de Michel Gorski e Sílvia Zatz, na sede do Museu de Arte de Londrina, que fica na Rua Sergipe, 640. O projeto do prédio, inclusive, é de Artigas.
O lançamento das obras literárias faz parte da 17ª edição do Festival Kinoarte de Cinema, realizado em Londrina de 17 a 27 de setembro. O livro de Rosa Artigas tem 271 páginas e aborda a trajetória do arquiteto através da publicação de 43 projetos, realizados por ele, incluindo os não executados feitos para o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú. A partir de fotografias - atuais e antigas - e desenhos originais feitos à mão por Artigas, o leitor poderá adentrar na trajetória profissional do arquiteto.
Já a obra "A mão livre do vovô" traz páginas soltas com os desenhos feitos por Artigas, em papéis simples usando lápis de cor e canetas. Estes "rascunhos" foram feitos para os netos do artista e, por isso, muitos têm intervenções das crianças. Por serem soltos, eles permitem ao leitor criar uma interação lúdica, em que é possível elaborar sua própria história.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Sobre Artigas
O arquiteto nasceu em Curitiba, deixou cerca de 700 projetos e obras espalhadas por São Paulo e outras cidades. Em Londrina, foi responsável pelo prédio da Casa da Criança, do Teatro Ouro Verde e da Antiga Estação Rodoviária, que hoje recebe o Museu de Arte da cidade. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, onde liderou, em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil. Recebeu dois prêmios internacionais que são o Prêmio Jean Tschumi (1972) e o Prêmio Auguste Perret (1985), este póstumo.
Kinoarte
Após o lançamento dos livros, o Festival Kinoarte de Cinema fará sua sessão de abertura oficial com a apresentação do filme "Villanova Artigas: o arquiteto e a luz", de Laura Artigas e Pedro Gorski, às 20 horas, no Cinemark Boulevard Londrina Shopping, sala 1.