Quem pensa que apenas jornalistas formados podem fazer sucesso, se engana. Uma menina de 9 anos se tornou a sensação na mídia esta semana por ter sido tema de artigos nos jornais 'Washington Post' e 'Guardian' e ter dado entrevista ao programa de TV 'Good Morning America'. E não para por aí, a jornalista mirim já tem novas entrevistas marcadas!
Tudo começou quando Hilde Kate Lysiak, editora responsável e repórter do 'Orange Street News', jornal mensal com 200 exemplares de circulação, publicou a primeira reportagem sobre um homicídio em seu bairro, no último sábado (9).
A manchete era a seguinte: 'Exclusivo: assassinato na rua 9!'
Geralmente, o site de Hilde contém notícias locais sobre a comunidade, om reportagens sinalizadas como destaques por meio de um luminoso de polícia, em azul e vermelho. Por exemplo: 'Urgente: gambá morto a tiros na rua Grove! Talvez raivoso.'
Mas foi o homicídio e a resposta sensata da menina aos críticos que impulsionaram o estrelato na mídia e conquistaram os jornalistas do mundo todo.
No dia do homicídio, Hilde foi no local do crime, entrevistou a vizinhança e postou o artigo, junto com uma foto e um vídeo. Quando o texto foi postado, surgiram muitos comentários e críticas em sua página do Facebook. Algumas pessoas comentaram que o tema não era apropriado para ela ou então disseram que ela deveria estar brincando de boneca.
Mas o que ela fez de tão impressionante? em seu vídeo, ela usava um broche que dizia 'amo a liberdade de expressão' e juntamente uma fita vermelha no cabelo. ela leu alguns comentários negativos e retrucou:
Infelizmente para os brasileiros, o vídeo está em inglês, e ainda não há legendas disponíveis.
Logo depois ela ofereceu uma resposta:
'Sei que alguns de vocês prefeririam que eu me sentasse e ficasse quieta porque eu tenho 9 anos. Se vocês querem que eu deixe de cobrir as notícias, saiam da frente de seus computadores e façam alguma coisa quanto a eles.'
Aproximando o rosto da câmera disse logo em seguida: 'E aí, bonitinha o suficiente para vocês?'
A jornalista mirim postou o vídeo no domingo, e em poucos dias ele se tornou a sensação do momento. Vários veículos escreveram matérias com ela ou chamaram-na para ser entrevistada.
(com informações do site Folha de São Paulo)