Destaque

Governo do Estado deixa Londrina fora da Virada Cultural 2014

25 jul 2014 às 17:39

Oito cidades foram classificadas no processo de seleção para a Virada Cultural Paraná 2014. No total, 13 projetos foram recebidos pela Secretaria de Estado da Cultura. Destes, oito atingiram pontuação necessária para avançar para a próxima etapa de análise da documentação. Londrina ficou de fora.

As cidades classificadas são Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. A ordem de classificação e a pontuação obtida por cada projeto podem ser conferidas no site da Secretaria Estadual de Cultura. Londrina está no segundo lugar entre as cidades não classificadas.


A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, informou que a partir de segunda-feira (28) buscará informações sobre o que causou a desclassificação do projeto de Londrina. "Temos que ver o que aconteceu para depois entrar com recurso. Vamos tomar as providências necessárias para tentar trazer a Virada Cultural a Londrina", afirmou ao Portal Bonde. Os recursos podem ser protocolados até o dia 1º de agosto.


Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, as propostas foram avaliadas por uma comissão composta por membros da equipe técnica da pasta e entidades vinculadas. A qualidade das atividades propostas, o alcance artístico, educacional e social, e as atividades de arte e educação no trânsito estavam entre os critérios de seleção.


Pelo edital, os projetos deveriam conter atividades que estimulassem a produção local e valorizassem os artistas regionais. As áreas artísticas como música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas (dança, teatro, circo) e literatura, dedicadas a crianças, jovens e adultos de forma gratuita também deveriam ser contempladas.


VIRADA PARANÁ 2014 – Ao final do processo, as cidades selecionadas receberão o apoio da Secretaria de Estado da Cultura para a montagem do palco Conexões, que deve receber cinco atrações culturais: duas de renome nacional e três grupos musicais paranaenses. Não haverá repasse de recursos financeiros para os selecionados no edital.


A edição de 2014 é realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e os projetos apresentados devem contemplar atividades educativas e culturais que promovam o tema "Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana".

RECURSO – Os municípios que não tiveram seus projetos classificados podem entrar com recurso até 1º de agosto. A data a ser considerada para recebimento dos recursos será a da postagem do envelope.


Continue lendo