A 12ª edição do GoldenContro Londrina aconteceu no ultimo domingo (28), no aterro do Lago Igapó, e reuniu mais de 30 cães. O evento contou com a presença do adestrador e coach comportamental Rafael Andrade e uma pista de obstáculos para os pets.
O encontro se tornou uma associação, que se reúne uma vez por mês. Além de servir como uma opção de passeio para o fim de semana, os organizadores criaram um projeto social em parceria com a ONG Viver. O objetivo é ajudar, por meio dos animais, crianças que estão passando por tratamento de câncer.
Fábio Furlan, presidente da associação, contou que o projeto é de Terapia Assistida com Animais – TAA. "São selecionados alguns Goldens que possuem cadastrados no GoldenContro. Eles passam por uma triagem com veterinário, adestrador e coach comportamental, além de um encontro com a assistente social", explicou o organizador do evento.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Durante o processo de seleção é possível saber se o cão está apto a participar. Segundo Fábio, os animais escolhidos devem ter "o comportamento 100% previsível". Para os responsáveis pelos cães, o evento também é visto como terapia, já que muitos pets mudaram o comportamento depois que começaram a frequentar o GoldenContro.
Para Camilla de Sousa, 19 anos, dona do cão Thor, de 2 anos, o resultado dos encontros foi a transformação no temperamento do animal, que era agressivo e não se socializava com outros cães. "No começo, a gente tinha medo de soltar ele. Mas, depois de ver que ele estava mais tranquilo fizemos um teste e soltamos, deu certo. E agora ele até brinca com os outros cachorros", afirmou Camilla.
Terapia Assistida com Animais - TAA
Para participar da seleção os animais são cadastrados e ganham uma carteirinha do GoldenContro. A taxa de contribuição mensal é de R$ 20. Apesar de simbólico, o dinheiro arrecadado ajuda, por exemplo, na compra de alimentos para o café da manhã dos donos no dia do encontro, e de sacolinhas para recolher a "sujeira" dos pets.
O dono deve informar os organizadores do evento, Ana Maria ou Fábio Furlan, que possui interesse no TAA. Assim, o animal passará pela triagem e entrará para a lista de espera. As datas para visitas na ONG Viver são agendadas conforme autorização dos médicos.
É necessário estar com a vacinação do cão em dia e com os antiparasitários (medicamentos para pulgas e carrapatos) aplicados. Além disso, os colaboradores ganham o direito de participar do sorteio de rações e outros brindes.
Para quem tiver interesse, o cadastro pode ser feito no Pet Shop Com-tour, Lilica Pet Shop, London Pet, Sossego do Dono e Pet Prochet.
Confira alguns momentos do 12º GoldenContro. As fotos são de Gabriela Lima: