A escola de samba Gaviões Londrinense foi condenada a devolver a verba utilizada na realização do Carnaval do ano passado. A escola não prestou contas dos recursos disponibilizados e o proponente do projeto passa a ficar inabilitado de se inscrever em futuros editais. O valor deve ser restituído à Prefeitura de Londrina. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (3).
O proponente Angelo Junior de Souza, responsável pelo projeto, não apresentou a documentação exigida pela Secretaria de Cultura, impossibilitando a fiscalização da aplicação dos recursos. De acordo com o aviso oficial, a escola foi notificada três vezes, por meio de contatos telefônicos e correspondências.
Como os avisos foram ignorados, a Secretaria aplicou as penalidades previstas no Decreto Municipal nº 466, que normatiza o uso do Promic. O proponente foi condenado a devolver R$ 26,9 mil com acréscimo de juros aos cofres municipais. Além disso, Souza fica impedido de apresentar projetos culturais pelos próximos cinco anos.
Em 2012, a Gaviões Londrinense foi vice-campeã do Carnaval de Londrina.