O Festival de Música de Londrina vai celebrar a figura do compositor em sua 29 edição. A programação começa no próximo sábado e, durante duas semanas, movimentará a cidade com 55 cursos e mais de 80 concertos. As inscrições para a parte pedagógica terminam hoje, com atendimento das 11h às 20 horas na Secretaria Municipal de Cultura (Praça 1º de Maio, 110, em frente à Concha Acústica).
Todos os cursos de instrumentos, voz e estruturação musical podem ser visualizados, com os devidos professores, cargas horárias e valores no site do festival (www.fml.com.br). As aulas ocorrerão no Colégio Mãe de Deus. Voltando-se para a valorização do compositor, o evento vai oferecer diversos cursos e concertos orientados por essa temática - um dos destaques é o curso ''Processos Criativos em Composição Musical com ênfase em Heurística Musical'', que será ministrado pelo compositor Prof. Dr. Ricardo Mandolini, um argentino radicado na França. O curso é dirigido a quem já escreve ou quer escrever música.
Já entre os concertos, há muita expectativa em torno do recital ''Villa-Lobos: o Kodaly brasileiro?'', no qual os músicos Daniel Guedes (violino) e Antonio Lauro Del Claro (violoncelo) interpretam peças dos dois compositores, que foram importantes figuras nos sistemas de musicalização dos seus países através do canto coral. A apresentação será no dia 20, às 18h, no Teatro Zaqueu de Melo.
Constam também da programação concertos dedicados em homenagem a Haydn (200 anos de morte), Mendelssohn (200 anos de nascimento), Haendel (250 anos de morte) e Marlos Nobre (aniversário de 70 anos). Como de praxe, o Teatro Ouro Verde será o palco nobre do festival, que contará com apresentações nos demais teatros, além do Calçadão, praças, shoppings, universidades, igrejas, creches, empresas e penitenciárias.
Os ingressos começam a ser vendidos a R$ 10, amanhã, no Teatro Ouro Verde. Também amanhã, os leitores da Folha de Londrina receberão um encarte especial com toda a programação artística do festival.