A Netflix sempre foi muito criticada por não divulgar dados de audiência. No início do ano, a rede de TV americana, NBC afirmou que tinha descoberto um modo de rastrear a quantidade de espectadores do serviço de streaming. A estratégia foi monitorar, através de uma empresa chamada SymphonyAM, os fãs das séries.
Na época, a Neflix afirmou que os dados eram "extremamente imprecisos". Porém, a SymphonyAM continuou rastreando o serviço e recolhendo informações que mostram a audiência do site de 21 de setembro de 2015 a 1 de maio de 2016.
O CEO da SymphonyAM, Charlie Buchwalter, explica que o processo de medição é por meio de smartphones. "Estes dispositivos são admiravelmente adequados para medição. Os microfones são muito bons, as baterias duram mais e eles estão por toda parte", declara.
A empresa paga entre US$ 5 e US$ 11 a voluntários que baixam o aplicativo em seus celulares. Uma vez que o app está instalado, ele usa o microfone para ouvir os sons vindos de uma televisão ou computador.
A partir daí, uma parceria com uma companhia chamada Gracenote garante que o áudio será identificado em programas. Ao reconhecer o conteúdo, o sistema o registra em sua base de dados.
O aplicativo também é instalado em laptops e tablets. Assim, mesmo que o áudio não for capaz de ouvir o áudio, ele sabe o que o usuário está assistindo nessas plataformas.
Buchwalter afirma que os dados são corretos e mostra quantos usuários assistiram à série, do dia do lançamento até 35 dia depois.
Confira a lista:
1. "Fuller House": 21,5 milhões
2. "Making a Murderer": 19,3 milhões
3."Demolidor": 11,6 milhões
4. "The Ranch": 9,5 milhões
5. "Jessica Jones": 9,3 milhões
6. "House of Cards": 9 milhões
7. "Unbrakable Kimmy Schmidt": 8,4 milhões
8. "Fis for Family": 7 milhões
9. "Master of None": 5,8 milhões
10."Love": 4 milhões
11."Flaked": 2 milhões
12. "Bob e David": 1,9 milhão
13. "Hemlock Grove": 1,5 milhão
(Com informações do Olhar Digital)