Uma polêmica envolvendo uma emissora de TV italiana começou há alguns dias, quando a DiLucca TV, na Toscana, substituiu um jornalista por uma apresentadora virtual no principal telejornal do dia.
Anna, a nova âncora, é um "avatar" que começou anunciando os programas da emissora. O editor-chefe Manuele Mariconi gostou da ideia e resolveu lhe dar uma chance no horário nobre. Diante das diversas críticas feitas principalmente pelo sindicato dos jornalistas, o proprietário da empresa e pai do editor, Arnaldo Mariconi, expressou seu ponto de vista.
"O jornalista não pode perder tempo lendo notícias. Deve investigar e trazer a notícia ao público. E esse trabalho, que é muito importante e fundamental, não irá desaparecer", disse ele, que assegura que por trás de um apresentador avatar existirá sempre um experiente jornalista.
O sindicato, no entanto, rebateu a declaração: "Não há nada de moderno em eliminar a figura do apresentador de carne e osso. Uma máquina não pode substituir a sensibilidade e inteligência humana e muito menos as expressões de linguagem, olhares, pausas e até mesmos os erros". E você, o que acha da escolha da DiLucca TV? (Com informações do O Globo)