A Amazon tem causado polêmica entre os usuários do metrô de Nova York desde a semana passada. Com o intuito de promover sua nova série "Man in the High Castle", que conta a história de um mundo em que a Alemanha e o Japão vencem a Segunda Guerra Mundial, a empresa usou símbolos nazistas para estampar os bancos dos vagões. Metade deles foi coberta com as insígnias, enquanto a outra metade foi coberta com uma variação da bandeira do Japão imperial.
O porta-voz do metrô, Adam Lisberg, disse que os adesivos não violam as regras do órgão. "Os padrões proíbem propaganda política. A menos que você acredite que a Amazon está fazendo uma propaganda para os nazistas tomarem o poder nos Estados Unidos, então está de acordo com os padrões. Eles estão anunciando uma série".
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, declarou que não concorda com a propaganda: "Os anúncios podem estar tecnicamente dentro dos padrões, mas eles são irresponsáveis e ofensivos à Segunda Guerra Mundial e aos sobreviventes do holocausto, suas famílias e inúmeros outros nova iorquinos. A Amazon deveria retirá-los", declarou ele.
Apesar de ainda não ter comentado o caso, segundo e-mail do porta-voz da Autoridade Metropolitana do Transporte de Nova York, Kevin Ortiz, a Amazon decidiu tirar os anúncios. A campanha estava programada para ficar entre 16 de novembro e 14 de dezembro no metrô.
Enquanto isso, a série parece estar fazendo sucesso. Desde janeiro seu episódio piloto vem circulando, mas a primeira temporada foi lançada apenas este mês. "Man in the High Castle" tem aprovação de 96% do público no site Rotten Tomatoes.
Veja o trailer:
(Com informações do UOL e Media Ite)