As bonecas Barbie, da Mattel, não são brinquedos acima de qualquer suspeita.
Muita gente critica a representação errada da beleza e das mulheres, ao promover somente mulheres muito altas, magras, brancas e loiras.
A marca tem noção desse problema. Recentemente, lançou bonecas com oito novos tons de pele, 22 novos tipos de cabelo e 14 novos rostos, entre outras novidades. Um avanço e tanto.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Agora, em sua nova campanha, "Imagine The Possibilities" ("Imagine as Possibilidades"), lançada ontem (8), a marca foi além.
Ela resolveu combater outra ideia que acaba por reforçar padrões machistas: a noção de que as meninas brincam apenas de "casinha" com a boneca porque é isso o que elas serão no futuro.
No vídeo, meninas são colocadas em situações reais do dia a dia, pegando as pessoas de surpresa: elas viram médicas veterinárias, professoras, paleontólogas, treinadoras de futebol, empresárias.
As pegadinhas são bem divertidas. As próprias meninas falaram o que queriam ser quando crescer e, assim, interpretar no comercial.
A criação foi da agência BBDO de San Francisco, nos EUA.
Confira:
(com informações do site EXAME)