Destaque

Cia apresenta 'A Pereira da Tia Miséria' no Calçadão

20 ago 2010 às 18:06

O Núcleo 'Ás de Paus' desenvolve há quatro anos sua pesquisa na teatralidade, utilizando-se de recursos de prolongamento do corpo como: pernas de pau, muletas, bastões, tecidos. Seu trabalho busca também o contato com a musicalidade cênica, canto e manipulação de bonecos.

As experiências adquiridas nesse período foram subsídio para a criação do seu primeiro espetáculo "A Pereira da Tia Miséria", contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura-PROMIC, que patrocina montagem e circulação do mesmo na cidade de Londrina durante o ano de 2010.


O 'Ás de Paus' optou para esta montagem a linguagem popular que dialoga diretamente com o foco de sua pesquisa. Além da perna de pau, utiliza-se também de outros recursos de linguagem popular, como música, manipulação de bonecos, texto em rima, entre outros, tendo a rua como espaço cênico com o objetivo de proporcionar maior compreensão sobre temas de relevância universal, como por exemplo a fome, a miséria e a importância da morte.


Apesar de serem assuntos considerados fortes, são abordados em linguagem poética e filosófica, levando o público à reflexão.


O Núcleo Ás de Paus desenvolve sua teatralidade a partir de pesquisas em pernas-de-pau. A identificação do grupo com a linguagem popular vem da tradição do uso de pernas-de-pau em festejos e brincadeiras de rua e da possibilidade de, através do estranhamento causado pela dimensão das personagens, levar o teatro a diversos públicos como instrumento de reflexão.


O espetáculo 'A Pereira da Tia Miséria', inspirado no conto homônimo de tradição popular espanhola, traduzido para o português por Yara Camillo no livro "Contos populares espanhóis", reúne questões como a da miséria, que parece imortal, da fome que dela provém, da morte que apesar de temida se faz importante para a própria vida e do sacrifício e a recompensa da bondade.


'Serviço':


Espetáculo 'A Pereira da Tia Miséria'


Quando: sábado, dia 21 de agosto


Horário: 11h

Local: no Calçadão de Londrina (em frente ao Banco do Brasil)


Continue lendo