Representantes dos festivais de Londrina se reuniram nesta quarta-feira (19) para analisar a proposta da Secretaria Municipal de Cultura de otimizar a programação para celebrar os 80 anos da cidade, comemorados no próximo 10 de dezembro. Entre o que foi proposto pelo grupo está o uso comum de uma logomarca alusiva à data, otimização de palcos já agendados pelos festivais para diferentes manifestações culturais e pensar uma programação diferenciada para a época do aniversário.
Além da secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, a reunião contou assessores da própria pasta e representantes dos festivais de Música, Dança, Literatura (Londrix), Teatro, Cinema, Contadores de História (ECOH) e Mostra de Música de Câmara. Todos contam com patrocínio da Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, totalizando aproximadamente R$900 mil de investimentos do poder público municipal.
A secretária de Cultura, Solange Batigliana, considerou a primeira reunião como produtiva. "As pessoas expressaram suas ideias, suas necessidades, e se mostraram dispostas a trabalhar em conjunto. Temos uma cidade de festivais e isso precisa ser mais valorizado e divulgado. A ação conjunta além de fortalecer as comemorações do aniversário de Londrina, também valoriza o trabalho já feito na cidade."
Para o diretor do Festival de Música de Londrina, Marco Antonio de Almeida, a reunião foi importante. "Temos muitos festivais e é importante que eles celebrem os 80 anos da cidade. Há muitas cidades que não possuem tantos eventos quanto nós temos. Será um desafio, mas é óbvio que nós enfrentamos os desafios."
A organizadora do Festival Literário Londrix, Christine Viana, destacou que a pauta da reunião será discutida. " A cidade é nossa e os festivais são produtos da história da cidade. Nada mais natural do que participarmos. Então vamos preparar atividades voltadas para os 80 anos."
A próxima reunião do grupo ficou marcada para 12 de março. Até o dia 5 de março, os festivais mandam propostas com programações para a Secretaria de Cultura. Segundo a secretária de Cultura, reuniões com outros produtores culturais que contam com o patrocínio do Promic serão agendadas.