Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mercado

Ancine lança primeiro edital para produção de jogos eletrônicos

Agência Brasil
05 dez 2016 às 17:37

Compartilhar notícia

- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou nesta segunda-feira (5) um edital de financiamento para desenvolvimento de jogos eletrônicos e disponibilizou ao setor para consulta pública. Serão investidos R$ 10 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a produção de 24 jogos. Os conteúdos devem ser lançados no mercado de consoles (videogames), computadores ou dispositivos móveis.

O edital, primeiro específico para o gênero, busca, segundo o presidente da Ancine, Manoel Rangel, ampliar a participação das empresas brasileiras no mercado de jogos eletrônicos. Os números apresentados durante o lançamento indicam que o setor fatura US$ 99, 6 bilhões por ano em todo o mundo e US$ 1,28 bilhão no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os projetos serão selecionados a partir de três categoriais: dois projetos receberão até R$ 1 milhão cada, dez terão aporte de R$ 500 mil e 12 vão ganhar R$ 250 mil. Ao menos 30% das empresas contempladas devem estar sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Há ainda um percentual mínimo de 10% para produtoras do Sul e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sobre racismo

Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos

Imagem de destaque
Não apareceu

MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento

Imagem de destaque
18.º edição

Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados

Imagem de destaque
Nos EUA

Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita


Pequenas produtoras

Publicidade


A proposta da agência é, de acordo com Rangel, fortalecer as produtoras independentes, especialmente as de pequeno porte. "Ao pensar as empresas brasileiras de comunicação em geral, mas também as de produção independente. Porque nós acreditamos que o talento se expressa melhor na miríade de pequenas empresas espalhadas no Brasil", enfatizou ao anunciar a concorrência.


As informações da Ancine indicam que 125 empresas brasileiras atuam no ramo de games, sendo que 74,4% faturam até R$ 240 mil por ano. A média é de 8 funcionários por empresa.

Publicidade


O setor é estratégico, na avaliação de Rangel devido a importância simbólica, semelhante ao audiovisual e outras vertentes da indústria cultural. "Quando a gente se depara com a indústria mundial de jogos eletrônicos, nós encontramos traços das diversas culturas nos jogos que nos chegam. Nós entendemos que nós, como Brasil, temos muito a aportar nesse território do simbólico", disse.


Por outro lado, também é uma forma de fazer com que a riqueza gerada pelo comércio e produção de jogos beneficie a sociedade brasileira. "É preciso que a propriedade desses jogos permaneçam nas mãos de empresas brasileiras", destacou o presidente da Ancine.

Publicidade


Mercado internacional


Sócio da Aquiris Game Studio, uma das maiores produtoras brasileiras do ramo, Sandro Manfredini elogiou os termos do edital. " Quando a gente tem uma estrutura prioritária para faixas menores de investimento, eu achei isso excelente para que toda a indústria possa aproveitar", ressaltou o empresário, que também é membro da diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Digitais.

Publicidade


Para que se tornar sustentável, o setor deve, na opinião de Manfredini, focar não só no mercado brasileiro, mas buscar relevância em outros países. "Se a gente quiser trazer recursos e fazer com que ele se pague é fundamental que a gente distribuir no mundo todo. A gente tem que aumentar as nossas chances e mitigar o nosso risco, fazer um projeto internacional se possível", avaliou.


Nessa disputa, da mesma forma como acontece no cinema, animação e publicidade, o empresário acredita que os brasileiros tem boas condições de concorrer. "Sempre foi muito conhecida na área da comunicação a nossa criatividade. Eu acho que pode ser um fator decisivo para gente ter a nossa marca reconhecida mundialmente".


Sugestões para políticas públicas

Além do edital, a análise do setor lançada hoje traz sugestões para o fomento do mercado de jogos no Brasil a partir do exemplo de oito países. A ideia é reunir as percepções dos diversos agentes econômicos para elaborar políticas públicas para o ramo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo