Quem não conhece, se impressiona, e quem já conhece, se apaixona. Assim é a música flamenca.
Com a popularização do ritmo no Brasil, Londrina não poderia ficar de fora. E é por isso que tem início nesta terça-feira (16) a 2ª edição da Semana Flamenca de Londrina, que vai até o dia 21 de maio. Esses dias serão dedicados a palestras, exposições, workshops, atividades abertas ao público e apresentações em vários locais da cidade para celebrar essa cultura tão rica.
O flamenco é uma marcante arte popular vinda da Espanha. Seu canto e dança são repletos de sentimento, já que seus movimentos traduzem as mais diversas expressões do corpo humano, como dor, solidão, alegrias, desejos e tristezas.
Leia mais:
Ballet de Londrina convida Morena Nascimento para ser coreógrafa
Balé Teatro Guaíra apresenta espetáculo "Contraponto" em Apucarana e Maringá
Espetáculo de dança mostra força da natureza no Ouro Verde em Londrina neste sábado
Raphael Vicente faz clipe com coreografia de 'Hung Up' e tenta chegar até Madonna
A 2ª Semana Flamenca de Londrina é uma iniciativa da professora de dança flamenca Ana Paula Minari em parceria com o músico flamenco Ozir Padilha. Segundo Ana Paula, um dos pontos altos da Semana Flamenca são as apresentações dos convidados especiais, profissionais flamencos brasileiros com renome internacional.
"Depois do sucesso da edição passada, este ano, no dia 20 de maio, haverá o show 'Tributo a Gipsy Kings' com a participação do 'bailaor' Fábio Rodriguez, o guitarrista Micael Pancrácio e o percussionista João Paulo Drumond, que também vão encerrar o evento com o grande espetáculo 'Flamenco 2', no dia 21 de maio, às 20 horas, no Teatro Mãe de Deus", conta Ana Paula. Vale ressaltar que na abertura, os alunos da Cia Flamenca Ana Paula Minari e Mostra Paranaense de Arte Flamenca se apresentarão acompanhados de som ao vivo dos músicos.
O percussionista João Paulo Drumond vem diretamente de Belo Horizonte à Londrina somente para participar da Semana. "Londrina é um polo interessante de Flamenco, conta com grandes artistas. Não conheço a cidade, mas já me disseram que é linda e acolhedora", comenta.
Drumond ministrará as aulas de percussão corporal e técnica de cajón, um instrumento de percussão considerado ideal para acompanhar palmas e sapateado, tão típicos da dança flamenca. Com esse instrumento, Drumond promete aplicar a técnica espanhola à música brasileira, assim como a percussão corporal à coreografia de baile.
A expectativa do músico para a Semana de Flamenco é a melhor possível. "Dançar faz bem para o corpo, para a mente, e o flamenco é uma arte forte, carregada de sentimento. Acho que tudo vai ser sensacional", finaliza.
Além de todas essas atividades, também haverá exposição de tenda de roupas e acessórios na Cia Flamenca Ana Paula Minari (R. João Sampaio, 232).
Confira a programação!
16 de maio
19h - Cine Flamenco
Local: Coisas que te Ajudam a Viver (R. João Cândido, 682)
Entrada franca
17 de maio
19h - Aula Aberta de Dança Flamenca
Local: Cia Flamenca Ana Paula Minari (R. João Sampaio, 232)
Entrada franca
18 de maio
19h - Tertulia Flamenca
Local: Coisas que te Ajudam a Viver (R. João Cândido, 682)
Entrada franca
19 de maio
22h - show tributo a Gipsy Kings
Local: 21 Cocktail Bar (Av. Ayrton Senna da Silva, 677)
Couvert artístico a R$ 15
20 de maio
20h - espetáculo "FLAMENCOS II"
Local: Teatro Mãe de Deus (AV. Rio de Janeiro, 700)
Convites antecipados a R$ 35
21 de maio
Workshops com convidados especiais
Local: Cia Flamenca Ana Paula Minari (R. João Sampaio, 232)
- 10h às 11h15: Baile flamenco iniciante com Fábio Rodriguez
- 11h30 às 12h45: Baile flamenco intermediário com Fábio Rodriguez
- 14h às 15h: Workshop de guitarra flamenca com Micael Pancrácio
- 15h às 16h: Workshop de percepção musical com Micael Pancrácio
- 16 h às 17h: Percussão corporal com João Paulo Drumond
- 17h às 18h: Workshop de técnica de cajón com João Paulo Drumond
Quem se interessou e quer participar dos workshops, deve inscrever-se antecipadamente. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (43) 3028-6533.
Com informações da repórter Marian Trigueiros do Grupo Folha