Quase trinta dias na estrada, oito cidades visitadas, 14 apresentações, cerca de cinco mil quilômetros percorridos de avião, 12 mil quilômetros de ônibus e muita disposição para levar as duas mais recentes criações do Ballet de Londrina – A Sagração da Primavera e Petrouchka - para a região Nordeste.
Durante o mês de abril, a companhia lotou plateias de Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Camaçari (BA) e Salvador (BA). Tudo ficou registrado num diário de bordo atualizado diariamente na rede social Facebook.
O périplo começou no dia 1º de abril, quando os 12 bailarinos e o diretor Leonardo Ramos embarcaram rumo ao Ceará. Além da viagem de avião do grupo, o coordenador técnico Roberto Rosa e dois motoristas enfrentaram as estradas de ônibus, levando equipamentos e cenários dos espetáculos. Com este veículo, a companhia circulou dentro do Nordeste até o dia 26, quando regressaram da Bahia por transporte aéreo.
Leia mais:
Ballet de Londrina convida Morena Nascimento para ser coreógrafa
Balé Teatro Guaíra apresenta espetáculo "Contraponto" em Apucarana e Maringá
Espetáculo de dança mostra força da natureza no Ouro Verde em Londrina neste sábado
Raphael Vicente faz clipe com coreografia de 'Hung Up' e tenta chegar até Madonna
Desde a primeira apresentação em Fortaleza, no centenário Theatro José de Alencar, o Ballet de Londrina foi aclamado por um público caloroso, já acostumado a receber a companhia desde a década de 90 e que vem acompanhando a evolução de sua linguagem ao longo destes 20 anos. Os bailarinos dançaram em palcos modernos, como o Teatro Jorge Amado em Salvador, e em casas históricas, como o Teatro Santa Isabel em Recife. "O Santa Isabel é um dos maiores marcos em termos de beleza e tradição do nosso país; é muito tocante sentir o peso da história ao entrar neste espaço", relembra o diretor e coreógrafo Leonardo Ramos.
De acordo com o diretor, a experiência do Ballet nas constantes circulações pelo país facilitou a execução de uma logística complexa como a desta turnê. "Temos a tranquilidade de um grupo já amadurecido ao mesmo tempo em que experimentamos as dificuldades práticas de realização dos espetáculos em cada cidade". Dentre os obstáculos apontados por Ramos está o alto custo de serviços turísticos em um país que se prepara para a Copa do Mundo e o difícil acesso à mídia.
Ainda assim, a receptividade dos veículos jornalísticos foi grande. O Ballet destacou-se nas capas dos principais cadernos de cultura e portais do Nordeste, além de ter espaço garantido em programas de TV e de rádio. "Mais uma vez, colocamos Londrina no circuito de imprensa e fizemos da cidade uma referência em arte lá fora, até mesmo para o público que não costuma ir ao teatro", destaca o diretor.
Além de encenar os dois espetáculos baseados na obra musical do compositor russo Igor Stravinsky, o diretor Leonardo Ramos também ministrou oficina de ballet clássico para bailarinos iniciados em dança contemporânea. É a primeira vez que o Ballet oferece a atividade didática em todas as cidades por onde passa (à exceção de Camaçari). "Tivemos contato com as diferentes formas das pessoas fazerem dança, com o modo com o qual está sendo elaborado o corpo dos bailarinos no país, o que nos propiciou uma troca de experiências muito interessante", afirma.
Diário de bordo – Ao longo do mês de abril, um diário de bordo hospedado na rede social Facebook atualizava internautas de todo o Brasil sobre a circulação nordestina do Ballet de Londrina. No espaço virtual, foram postadas fotos dos teatros, das montagens, dos ensaios e das turmas que participaram das oficinas. A página reuniu ainda reportagens, entrevistas e vídeos de imprensa com a cobertura da turnê.
Aos admiradores do trabalho da companhia, foi possível acompanhar a rotina dos bailarinos e do diretor, e ainda publicar opiniões sobre A Sagração da Primavera e Petrouchka, num canal aberto de diálogo entre artistas e público.
A circulação pelo Nordeste marca o início das comemorações de 20 anos do Ballet de Londrina e foi fruto do Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, com o qual foi contemplado no ano passado. Até o final do ano, estão previstas viagens também para o sudeste e sul do país.