Este "feriadão" da Proclamação da República tem estreia oficial do novo trabalho do grupo Faces de Londrina. Em 2016, o projeto de dança vai apresentar o espetáculo "Amar o próximo como a ti mesmo" nos dias 14 e 15 de novembro (segunda e terça-feira), às 19 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência (senhas por ordem de chegada).
Criado há 14 anos, o Faces é um projeto estratégico aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), com patrocínio da Prefeitura de Londrina. Este ano, a diretora Carina Corte, idealizadora e coordenadora do projeto, leva para o palco 180 integrantes, em 13 coreografias pontuadas pela busca da alegria e, ao mesmo tempo, a tensão das relações humanas.
As coreografias foram criadas por Carina Corte, Marciano Boletti, Bruno Calisto, Jéssica Honorio, Alexandro Micale, Caroline Aleixo e Eduarda Cristina Silva, professores que orientam as turmas nas oficinas realizadas ao longo do ano, em seis escolas públicas de Londrina.
Leia mais:
Ballet de Londrina convida Morena Nascimento para ser coreógrafa
Balé Teatro Guaíra apresenta espetáculo "Contraponto" em Apucarana e Maringá
Espetáculo de dança mostra força da natureza no Ouro Verde em Londrina neste sábado
Raphael Vicente faz clipe com coreografia de 'Hung Up' e tenta chegar até Madonna
"Falamos, por meio da dança, dos poderes que decidem sobre a vida das pessoas, da opressão que crianças e jovens sofrem no mundo adulto. Mas também mostramos a alegria que contagia, mesmo diante das ameaças que nos rondam sempre", destaca Carina Corte. "Crescer é tomar consciência de que a vida é uma batalha constante, mas também é saber direcionar as lutas para o bem. Assim, quando nosso palco fica coberto por corpos jovens, de olhares brilhantes, a sensação é de renovação da vida".
O novo espetáculo do Faces já foi visto no dia 10 de novembro, na Escola Municipal Dr. Claudio de Almeida e Silva (Jardim Atlanta). Estão agendadas mais cinco apresentações para os públicos internos das escolas municipais Pedro Vergara Correa (18/11, às 16h), Professora Ruth Lemos / Conjunto Luiz de Sá (25/11, às 16h), Eugênio Brugin / Conjunto São Lourenço (01/12, às 16h), Noêmia Alaver Garcia Malanga / Jardim Olímpico (06/12, às 9h30) e Espaço Viva Vida / São Jorge (em data e horário a serem definidos).
"Amar o Próximo Como a Ti Mesmo" também será apresentado no Calçadão da Avenida Paraná (26 de novembro, às 10 horas).
História
A cada ano, o Faces de Londrina reforça sua importância como projeto de formação e inclusão de crianças e jovens por meio da dança, recebendo o apoio de instituições, pais e mães, professores, direção das escolas e voluntários. Em 14 anos, recebeu uma média de 2,5 mil alunos, que participaram das oficinas e montaram 14 espetáculos, assistidos por mais de 30 mil pessoas de Londrina e outras cidades.
A coordenação do Faces e os professores do projeto trabalham com os alunos aspectos que ressaltam a importância da dança na vida desses jovens e suas famílias: a autoestima, a sociabilidade, o relacionamento em casa e na escola, o companheirismo, a responsabilidade, o comprometimento e o trabalho em grupo.
Nos últimos anos, o projeto tem possibilitado oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Alguns bailarinos que se iniciaram no Faces têm se destacado no cenário da dança: passaram pela Escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil, corpo artístico do Balé de Londrina e Cia Conservatório das Artes Londrinense, entre outros. Além disso, o próprio quadro de professores do projeto já inclui ex-alunos.
SERVIÇO
"Amar o Próximo Como a Ti Mesmo" - Espetáculo do Projeto Faces de Londrina
Dias: 14 e 15 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). Entrada GRATUITA (retirar convites uma hora antes de cada apresentação).
Classificação indicativa: Livre
FICHA TÉCNICA
Direção e Coordenação: Carina Corte
Coreógrafos e Professores: Carina Corte, Marciano Boletti, Bruno Calisto, Jéssica Honorio, Alexandro Micale, Caroline Aleixo e Eduarda Cristina Silva
Assistente de Coreografia: Natalia Souza
Figurino: Alisson Rodrigues
Fotografia e Arte gráfica: Camila Fontes
Produção: Gustavo Garcia
Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura- PROMIC
Apoio: Conservatório das Artes Londrinense, Universidade Estadual de Londrina - Casa de Cultura da UEL
Realização: Usina Cultural e Faces de Londrina
ESCOLAS PARTICIPANTES
Escola Municipal Dr. Claudio de Almeida e Silva, Escola Municipal Pedro Vergara Correa, Escola Municipal Eugenio Brugin, Espaço Viva Vida do São Jorge, Escola Municipal Noemia Alaver Garcia Malanga, Escola Municipal Ruth Lemos.