Os bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentam neste sábado (6), no Teatro Ouro Verde, em Londrina. Vão trazer os espetáculos ''Balé Chopiniana'' e uma suíte do balé ''O Quebra-Nozes''. O primeiro, também conhecido como ''Les Sylphides'', foi coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909.
Trata-se de balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato, com a música de Chopin transmitindo a leveza e suavidade da coreografia e ao mesmo tempo demonstrando a delicada interpretação de um estilo romântico.
O balé ''O Quebra-Nozes'', por sua vez, é um dos mais remontados no mundo. A suíte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem como base a versão de Vasily Vainonen de 1934, que por sua vez adaptou o balé coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov sobre a música original de Tchaikovsky.
Leia mais:
Ballet de Londrina convida Morena Nascimento para ser coreógrafa
Balé Teatro Guaíra apresenta espetáculo "Contraponto" em Apucarana e Maringá
Espetáculo de dança mostra força da natureza no Ouro Verde em Londrina neste sábado
Raphael Vicente faz clipe com coreografia de 'Hung Up' e tenta chegar até Madonna
É o segundo ato de um dos maiores clássicos do balé. Acontece quando Masha e o príncipe Quebra-Nozes são recebidos no reino encantado com uma festa. Então, uma brilhante valsa das flores é executada e diversas etnias comemoram: os espanhóis, os árabes, os chineses, os russos e os franceses.
Vladimir Vasiliev assina a nova versão coreográfica que teve a sua estréia em março de 2006 quando a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completou seis anos de atividades.