O Ballet de Londrina irá se apresentar de 24 a 30 de junho, no Festival Internacional Dança Nueva, no Peru. O evento é realizado pelo Instituto Cultural Peruano Norte-americano (ICPNA), um dos centros peruanos mais importantes da dança contemporânea.
O Brasil é um dos quatro convidados especiais para o Festival juntamente com o próprio Peru, México e Estados Unidos. Esta é a segunda viagem internacional do Ballet de Londrina neste ano, a primeira foi para a França onde fez cinco apresentações do espetáculo, "Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças", todas com teatro lotado. Assim que retornar do Peru o grupo segue ainda para o Nordeste.
A coreografia apresentada no Festival Danza Nueva, será "A Sagração da Primavera", uma releitura da obra de Igor Stravinsky e Vaslav Nijinsky, estreada em Paris em 1913. O enredo é baseado em uma antiga lenda russa, que narra a imolação de uma virgem, oferendada aos deuses da primavera em troca da fertilidade da terra.
Leia mais:
Ballet de Londrina convida Morena Nascimento para ser coreógrafa
Balé Teatro Guaíra apresenta espetáculo "Contraponto" em Apucarana e Maringá
Espetáculo de dança mostra força da natureza no Ouro Verde em Londrina neste sábado
Raphael Vicente faz clipe com coreografia de 'Hung Up' e tenta chegar até Madonna
O grupo londrinense é formado por treze bailarinos e já montou e apresentou 22 espetáculos, tendo 12 turnês nacionais e 13 viagens internacionais, incluindo o Peru, Argentina, Cuba, Paraguai e África. As apresentações na França foram as primeiras na Europa.
O diretor e coreógrafo do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, comemora a participação da companhia no Festival. "É um momento muito importante para o Ballet de Londrina, porque estamos voltando da França e já vamos fazer outra viagem internacional. E o fato de estar voltando pela sexta vez ao mesmo festival demonstra que há uma qualidade no trabalho, que faz com que os curadores e a própria cidade do evento tenham interesse pela Companhia," destacou.
Leonardo Ramos informou que durante o Festival Danza Nueva o Ballet de Londrina fará quatro apresentações. Além disso, haverá um ensaio público aberto à imprensa e a Companhia realiza ainda uma oficina de dança para troca de experiências entre os participantes do festival.
Para a viagem ao Peru, o Ballet de Londrina conta com apoio do Ministério da Cultura (MINC), através do edital "Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012". O Ballet de Londrina é mantido pela Prefeitura de Londrina, com recursos da Secretaria de Cultura.