A apresentadora e ex- A Fazenda Ana Paula Minerato foi demitida da Band e perdeu o posto de musa da escola de samba Gaviões de Fiel nesta segunda-feira (25) após ter um áudio vazado em que proferia falas racistas contra a cantona Ananda, do grupo Melanina Carioca.
A emissora anunciou a decisão através de uma nota, afirmando que repudia veementemente qualquer forma de preconceito, racismo e descriminação. "As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa."
A apresentadora era contratada da emissora desde 2015, onde comandava um programa na rádio Band FM, o "Estação Band FM", que ia ao ar de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 20h.
Leia mais:
Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes
Imani Hakim, a Tonya de 'Todo Mundo Odeia o Chris', espera 1º filho
Neymar recusa convite para balada e mostra aliança e diz que se 'aposentou'
Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme
A Gaviões da Fiel veio logo em seguida com sua nota anunciando o desligamento. "A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista."
Ainda, a escola de samba afirmou que o combate ao racismo é uma luta permanente da Gaviões, que sempre se posiciona cntra qualquer atitude descriminatória. "Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade."
Áudio vazado
O susposto áudio vazado nesta segunda-feira (25) veio de uma conversa com o rapper KT Gomez, seu ex-namorado, em que os dois discutem por ciúmes da cantora Ananda, que participou de uma parceria musical com o rapper recentemente.
A partir disso, Ana Paula Minerato dispara ofensas contra Ananda, chamando-a de "empregada", "a de cabelo duro" e "neguinha".
"A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gostava de mina do cabelo duro", teria dito ela, que continua questionando: "Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Por isso ali é neguinha, né? Alguém ali, um pai ou a mãe, veio da África. Tá na cara, né?"
Ananda se pronuncia
Logo após o vazamento, Ananda se pronunciou por meio de vídeos postados nas redes sociais, afirmando que a apresentadora "se meteu em um tópico muito delicado" e que "agora o buraco vai ser mais embaixo", se referindo ao fato de que vai tomar previdências contra Ana Paula.
"Não tenho medo de você, não. Agora tu vai ver o que tu arrumou para tu. Tu sabe que aí meteu um tópico muito delicado. O buraco vai ser mais embaixo, e agora tu vai ter que aguentar. Não foi mulher para falar? Agora tu falou para Agora tu falou para todo mundo, e geral sabe também", alfinetou ela.
Além dela, o grupo Melanina Carioca também se manifestou em apoio a Ananda através de uma nota oficial no Instagram, onde repudiam as falas e afirmam que a situação se torna ainda mais lamentável por vir logo depois do última música da banda, lançada no Dia da Consciência Negra e feita para celebrar a cultura negra e a luta contra o racismo.
Ver essa foto no InstagramPublicidade
A apresentadora ainda não se manifestou sobre o caso.
*Sob supervisão de Fernanda Circhia
Leia também: