Vestibular

UTFPR abre inscrições para cursinho vestibular

16 jan 2019 às 11:24

Em seu terceiro ano de existência, o Cursinho Comunitário Feldman tem o desafio de preparar alunos para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Iniciativa de professores e alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Londrina, o projeto oferece aulas práticas em laboratórios, uma das principais inovações na preparação dos estudantes. Para ingressar no cursinho, é preciso passar por um teste seletivo. As inscrições estão abertas até 10 de fevereiro.

O cursinho começou em 2017 como um projeto-piloto, oferecendo aulas por quatro meses. O nome é em homenagem ao professor Alexandre Feldman, do departamento de Ciências Humanas, que morreu em 2014 em um acidente de carro. "Era uma referência para os estudantes e atuava em vários projetos", conta a professora Nazira Harb, coordenadora do cursinho na UTFPR e também supervisora da disciplina de matemática.


Atualmente, a equipe é formado por 25 monitores e 15 docentes coordenadores. Os alunos de graduação atuam como monitores e são responsáveis por ministrar as aulas. Não recebem remuneração, mas podem contabilizar as horas de atividade em seu currículo acadêmico. As disciplinas ofertadas são as mesmas cobradas no vestibular da UTFPR e também são ofertadas aulas extras, com professores convidados.


A sala de aula comporta 50 alunos e sempre está lotada no início do ano, mas vai diminuindo ao longo do ano. Os motivos são aprovação em vestibulares, dificuldade de acompanhar as aulas e também por causa do transporte público. "É comum a queixa da falta do passe escolar gratuito. Já entramos em contato com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), mas apesar de seguidas as instruções que recebemos, o benefício não foi liberado." A CMTU, por meio da assessoria de comunicação, informou que alunos de cursinho pré-vestibular têm direito ao meio passe escolar, mas não explicou o motivo da negativa à solicitação da UTFPR.


DIFERENCIAL
Matheus Hermano, 19, é um ex-aluno do cursinho e foi aprovado em duas faculdades particulares para o curso de análise e desenvolvimento de sistema. "As matérias de física, química e matemática são as que eu mais gosto. E ver os conceitos também nas aulas práticas fica muito mais fácil" diz o jovem, se referindo às aulas do cursinho realizadas nos laboratórios da UTFPR. "Tivemos simulados e aulas mais completas que as do ensino médio. Os professores ajudam de verdade", elogia.


Outra aluna que obteve bom desempenho em vestibulares é Maria Eduarda Ramos, 17. Ela pretende cursar biomedicina na UEL (Universidade Estadual de Londrina) ou engenharia ambiental na UTFPR. "Achei as aulas muito divertidas. Fomos ao laboratório, pudemos conhecer a biblioteca e os projetos internos da universidade. Teve também as aulas com professores convidados, que trouxeram conteúdos diferenciados", observa.


A equipe do cursinho vai fazer a seleção dos candidatos por meio de teste seletivo, com o objetivo de elaborar uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas no www.utfpr.edu.br/londrina/estrutura-universitaria/diretorias/direc ou no Facebook: Cursinho Comunitário Feldman, neste link.

Supervisão: Lucilia Okamura - editora Cidades


Continue lendo