Ficam abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o processo seletivo do programa de pós-graduação em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão. Os candidatos que estiverem interessados em concorrer a uma das dez vagas devem realizar as inscrições na secretaria do programa, localizada na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 733, Bloco D, 2º andar, ou enviar a documentação via Correio/SEDEX.
Devem ser apresentados ficha de inscrição preenchida, comprovante de pagamento, cópia autenticada do RG e CPF, histórico escolar de graduação, diploma/certidão ou declaração de conclusão de graduação, projeto de pesquisa e currículo lattes atualizado e documentado.
As vagas são divididas igualmente para as duas linhas de pesquisa do programa. O mestrado tem uma proposta interdisciplinar em que podem participar profissionais de diversas áreas como História, Geografia, Pedagogia, Letras, Matemática, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Filosofia, Sociologia, entre outros.
O processo seletivo consta das seguintes etapas: inscrição, prova escrita, avaliação da proposta de pesquisa, entrevista sobre o projeto e avaliação do currículo. Além disso, exige-se dos candidatos a realização e aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira.
Objetivo
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) agrega pesquisas que tematizam a formação humana, buscando compreender suas relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço. As linhas de pesquisa visam, a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, abarcar os processos intra e intersubjetivos da formação humana, relacionados à constituição e à dinâmica dos sujeitos e dos grupos sociais. Sociedade e Desenvolvimento, assim, são compreendidos como dimensões da formação humana, relacionadas às condições de vida e às possibilidades de escolha de sujeitos e grupos, considerando a interdependência sistêmica nas relações entre sociedade e natureza, as imbricações entre as dimensões global e local, os processos de cidadania e participação das pessoas e comunidades.