A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta sexta-feira (3) a lista dos aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular 2016/2017 e também a relação de alunos classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os nomes serão publicados no portal do Núcleo de Concursos da UFPR.
O calendário de registro acadêmico é diferente para os dois grupos. Os candidatos incluídos na primeira chamada complementar deverão se apresentar entre os dias 7 e 10 de fevereiro, conforme calendário que será divulgado junto com a relação.
O Registro Acadêmico dos candidatos aprovados pelo Sisu para os cursos da UFPR em Curitiba e em Pontal do Paraná será nos dias 6 e 7 de fevereiro (segunda e terça-feira da próxima semana) – e não mais no dia 3, como divulgado inicialmente.
A Banca de Validação da Autodeclaração para os candidatos que se declaram pretos e pardos aprovados pelo SISU para os cursos de Curitiba e Pontal do Paraná será realizada nas mesmas datas. A data de realização da Banca de Validação da Autodeclaração e do Registro Acadêmico dos aprovados pelo SISU nos cursos de Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina permanece a mesma. As mudanças ocorreram devido a problemas operacionais enfrentados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no processamento de informações do Sisu.
Remanejamento
De acordo com Lucinir José Feltrin, diretor de Registro Acadêmico do Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR, o remanejamento de vagas remanescentes do Processo Seletivo Vestibular garantiu que a UFPR disponibilizasse – de acordo com a Resolução 61/2016 – 1401 vagas. Inicialmente, foram 1379 vagas – o equivalente a 20% do total de vagas do Vestibular 2016/2017, que chegou a 6895, em 120 cursos.
Os alunos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas totalizam 305 pessoas pelo Sisu. Eles terão a validação da autodeclaração na data do registro acadêmico, na segunda e terça-feira. No total, desde que a UFPR passou a adotar o Sisu, em 2010, 3706 alunos estudaram ou ainda estudam na Universidade pelo sistema. Até o Vestibular 2015/2016, a proporção era de 30% de alunos oriundos do Sisu.
A UFPR fará novas chamadas complementares do vestibular, até completar o número de vagas de cada curso, respeitando-se a frequência mínima de até 75% nas disciplinas.